Postagens

Mostrando postagens de dezembro 5, 2013

Justiça Federal mantém secretário de Saúde no cargo

Imagem
Pernambuco 247 - O pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) decidiu, por unanimidade, pela permanência do secretário de Saúde, Antônio Figueira (PSB), no cargo, mantendo a decisão tomada na última quarta-feira (27) pelo presidente do TRF5, Francisco Lacerda. Figueira havia sido afastado pelo juiz federal Roberto Wanderley Nogueira, após denúncia movida pelos médicos Antônio de Oliveira e Liliane Peroni. As ações movidas contra Figueira englobam dois arcos: o fechamento do Centro de Transplante de Medula Óssea (CTMO), do Hemope, que teve seus pacientes transferidos para o Real Hospital Português (RHP) e a atuação do secretário como diretor do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) – hospital privado que possui cerca de R$ 500 milhões em contratos com a Secretaria de Saúde do Estado, chefiada pelo socialista. De acordo com a decisão do presidente do TRF5, a transferência de pacientes do CTMO para o RHP é constitucional por ter sido toma...

Julgamento do caso Manoel Mattos adiado novamente

Imagem
Pernambuco 247 - O julgamento do primeiro caso federalizado do Brasil foi adiado pela segunda vez por decisão liminar do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), proferida nesta quarta-feira (4) pela desembargadora federal convocada Joana Carolina Lins Pereira que atendeu a um pedido da assistência da acusação e do Ministério Público Federal (MPF) para desaforamento do Júri Popular. O julgamento dos acusados de assassinar o advogado paraibano Manoel Mattos, previsto para acontecer em João Pessoa (PB), havia sido marcado para o último dia 18 e foi remarcado para esta quinta-feira (5) devido ao comparecimento de um júri menor do que o mínimo estipulado para a sessão. Agora, caberá à Terceira Turma do TRF5 decidir o mérito e o local do julgamento. 

Noruega pretende investir fundos do petróleo em energia limpa ao redor do mundo

Imagem
Catraca Livre Para combater as mudanças climáticas, a Noruega planeja investimentos volumosos em projetos de energia renovável ao redor do mundo. O país nórdico pretende repassar o seu fundo soberano – recursos provenientes da venda de recursos minerais e petróleo – para projetos de energia limpa em países em desenvolvimento e investimentos direto em fontes renováveis em seu território. A Noruega possuí mais de US$ 750 bilhões em seu fundo soberano, cujo nome oficial é Fundo de Pensão Global do Governo da Noruega. Sua população é de cinco milhões de habitantes. LEIA TAMBÉM Sul-coreanos chegam a método mais eficiente para capturar CO2 da atmosfera  Como é influente no mercado financeiro, o investimento pode levar outros países a criar iniciativas semelhantes. A Dinamarca e Holanda já investem parte do seu fundo em energia limpa. A proposta foi feita pela líder do Partido Conservador, Erna Solberg e recebeu apoio de fundos de pensão do país, grupos religiosos, ONGS...

Aécio e Campos guerreiam pelo apoio do PPS

Imagem
Blog do Josias de Souza O PPS realiza neste final de semana, em São Paulo, o seu Congresso Nacional. Começa na sexta e termina no domingo. A pauta inclui uma definição sobre 2014. Presidente da legenda, Roberto Freire, defende o apoio a Eduardo Campos (PSB). Mas um pedaço do partido pende para Aécio Neves (PSDB). Em meio ao racha, um grupo expressivo passou a articular o adiamento da decisão para o ano que vem. Os dois rivais de Dilma intensificaram o assédio ao partido. Mercê desse cerco, perdeu fôlego o grupo minoritário que tentava empinar o nome de Soninha Francine como candidata própria do PPS à Presidência da República.

Boas relações de Jarbas com petistas alimentam especulações de aliança do peemedebista com Armando

Imagem
Josué Nogueira Informações apresentadas nesta quarta-feira (04) na coluna  Diario Político , assinada por  Marisa Gibson , são reveladoras: Jarbas Vasconcelos (PMDB) pode até não se entender com o PT de Pernambuco, mas no Senado ele mantém uma relação para lá de amistosa com alguns petistas. Nesta terça-feira (03), na abertura da sessão que marcou a entrega da Comenda Dom Helder Camara de Direitos Humanos, o senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que Jarbas é um dos grandes senadores da história da República. O pernambucano abriu um largo sorriso.

Em Paulista, prefeito entrega remédio em casa

Imagem
Blog do Jamildo A Prefeitura de Paulista lançou nesta quarta-feira (04) o programa “Remédio em Casa”. A iniciativa tem o objetivo de entregar medicamentos para tratamento da diabetes, hipertensão e dislipidemias (descontrole do colesterol) na residência de idosos e de pessoas com dificuldade de locomoção. Além deste público, serão  beneficiados usuários do SUS no município com demandas judiciais. A entrega dos medicamentos será feita por motoboys identificados, que vão levar um kit com remédios que serão usados a cada três meses de tratamento. Para receber uma nova remessa, o paciente deverá voltar a se consultar numa Unidade de Saúde da Família (USF) da rede local. A estimativa do município é atender entre oito e dez mil pessoas.

Poder e Política na Semana – Fernando Rodrigues

Imagem
5ª feira (5.dez.2013) Dilma e quilombolas – presidente Dilma Rousseff assina decreto de desapropriação de áreas destinadas a comunidades quilombolas. No Palácio do Planalto, às 11h. Aécio no Pará – senador e presidente do PSDB Aécio Neves participa de encontro regional da legenda em Belém. Lula em Diadema – ex-presidente inaugura escola de formação sindical “Dona Lindu”, em Diadema. Taxa Selic – Banco Central divulga a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária, que elevou a taxa Selic para 10%. STF julga políticos – está na pauta do Supremo Tribunal Federal julgamento de recurso do empresário e ex-deputado federal José Fuscaldi Cesílio (PTB-GO), mais conhecido como José Tatico, contra decisão que o condenou pelos crimes de apropriação indébita previdenciária e sonegação de contribuição previdenciária. Também estão na pauta a análise de inquéritos contra os deputados Arthur Lira (PP-AL) e Eliene Lima (PSD-MT).

Cálculo das aposentadorias muda com brasileiro vivendo mais

Imagem
Charge do Moesio para o Humor Político

A oposição sairá da toca em 2014

Imagem
Inaldo Sampaio Assembléia ocupa a maior parte do seu tempo com audiências públicas e títulos de cidadão Por conta da ampla maioria governista, a Assembleia Legislativa deixou de ser a casa de debates que já foi no passado, pelo menos até o final da gestão do governador Jarbas Vasconcelos. Lá não existe mais governo e oposição como existiu durante as gestões de Marco Maciel, Roberto Magalhães, Miguel Arraes, Joaquim Francisco e do próprio Jarbas. Todos os deputados estaduais ficaram praticamente de um lado só, à exceção dos três mosqueteiros do PSDB – Terezinha Nunes, Daniel Coelho e Betinho Gomes. Que insistem em fazer oposição ao governo mas não encontram respaldo sequer na cúpula do partido a que pertencem, dado que o presidente Sérgio Guerra está próximo de fechar um acordo com o PSB para as eleições de 2014. Anuncia-se que o PT e o PTB vão se assumir como oposição a partir de fevereiro. Do contrário, o debate continuará sendo ofuscado por audiências públicas e títulos d...