Postagens

Mostrando postagens de abril 2, 2015

Ato relembra Golpe Militar e defende democracia

Imagem
(Fotos: Bruno Campos/Folha de Pernambuco) Blog da Folha Para o presidente do Comitê Memória Verdade e Justiça de Pernambuco (CMVJ-PE), Anacleto Julião, o ato simboliza a luta daqueles que deram tudo de si contra a ditadura militar. “E vivendo um momento como o de hoje, nós não poderíamos deixar de manter esse simbolismo e de resgatar a história de luta de nossos companheiros”, afirmou.Um ato simbólico reuniu movimentos sociais, nesta quarta-feira (1º), na Praça Padre Henrique, na Rua da Aurora. Os militantes fizeram um resgate da história do Brasil e defenderam o aprofundamento da democracia no País, relembrando o Golpe Civil-Militar de 1964, ocorrido há 51 anos. O ato, realizado há quase duas décadas, já virou tradição no local, que também é considerado um sítio de memória. Na ocasião, os presentes homenagearam as vítimas da ditadura depositando rosas vermelhas nas placas situadas no local. Segundo ele, também é de fundamental importância o resgate da memória porque as ge...

Fortes pernambucanos podem se tornar Patrimônio Mundial

Imagem
Foto: Alcione FerreiraDPD.A Press Três fortes pernambucanos entraram na Lista Indicativa Brasileira do Patrimônio Mundial em 2015, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A novidade foi anunciada nessa terça-feira (31), pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (Iphan). As edificações contempladas foram o Forte de Santa Cruz (Forte Orange), em Itamaracá e os Forte São João Batista do Brum e o São Tiago das Cinco Pontas, no Recife. De acordo com a nota técnica do Iphan, os edifícios apresentam-se como testemunho material único do contato produzido entre diferentes culturas do Velho e do Novo Mundo. A lista da Unesco é composta por indicação de bens culturais, naturais e mistos, apresentados pelos países que ratificaram a Convenção do Patrimônio Mundial da instituição. A partir da última atualização, no dia 31 de março, o documento possui, no total, 24 bens culturais e naturais de todo o Brasil .

Charge do Miguel - Jornal do Commercio

Imagem

Projeto Urbanístico - Cais José Estelita

Imagem
MPF Você já ouviu falar no Cais José Estelita, em Recife? A área tem considerável valor histórico por abrigar o pátio ferroviário das primeiras linhas de trem do Brasil. Mas um projeto imobiliário pode ameaçar esse patrimônio cultural. Para o Ministério Público Federal, o Projeto de Lei n. 8/2015, que institui e regulamenta plano urbanístico para o Cais José Estelita, não pode ser convertido em lei sem antes passar pela consulta do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Filho Pródigo - Magno Martins

Imagem
Sob o argumento de que “o bom filho à casa volta”, o ex-prefeito de Paulista, que já governou também Igarassu e Itapissuma, planeja disputar no ano que vem a Prefeitura de Itapissuma, que administrou por duas vezes e por onde começou a sua façanha de verdadeiro e único prefeito itinerante da Região Metropolitana. Seu grande desafio é sair da relação dos fichas sujas e superar o desgaste.

Metroviários do Recife podem paralisar esta semana

Imagem
Anamaria Nascimento Diário de Pernambuco Os metroviários do Recife podem paralisar as atividades ainda esta semana. Na tarde desta quarta-feira (1º), a categoria está reunida com representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU/Metrorec) em rodada de negociação na sede da Metrorec, em Areias, Zona Norte do Recife.  Nesta quinta (2), o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (SindmetroPE) realiza assembleia geral, onde os profissionais podem deflagrar greve. A assembleia acontece às 18h na Estação Central do Recife. "Não iremos pegar a população de surpresa. Respeitaremos todos os prazos de comunicação da paralisação. O serviço está garantido para esta quinta", garantiu o diretor de comunicação do SindmetroPE, Levi Arruda.  A categoria reivindica melhorias na segurança do metrô, por meio da elaboração de um plano para a área. "Os metroviários continuam cobrando medidas efetivas para garantia de segurança nas estações e trens do metrô do Recife...