Postagens

Mostrando postagens de maio 27, 2013

Direção tenta reunificar o PT em Pernambuco

Imagem
PE247 – Tentar unir o PT de Pernambuco. Foi com este objetivo que o deputado federal e secretário-geral do PT, Paulo Teixeira, chegou ao Recife, nesta segunda-feira (27), para uma reunião com petistas ligados às alas do senador Humberto Costa e dos deputados federais João Paulo e Pedro Eugênio, este último presidente do partido no Estado. À tarde, a agenda será com os aqueles que apoiam o ex-prefeito João da Costa. A busca pela união interna também faz parte da estratégia do PT nacional de formar um palanque forte, sem rusgas em Pernambuco para fortalecer a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), que pode ter como um dos seus adversários o governador do Estado, Eduardo Campos (PSB), hoje aliado da chefe do Executivo federal. A desunião do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco vem desde o começo do Governo João da Costa (2009-2013) à frente da Prefeitura do Recife (PCR). O então prefeito e o seu antecessor, João Paulo, se desentenderam e os motivos da briga, ...

Lyra se desfilia do PDT e vai migrar para o PSB

Imagem
PE247 – O vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto, anunciou na manhã desta segunda-feira (27) a sua saída do PDT e o seu ingresso no PSB. O anúncio foi feito no encontro que reúne os vereadores  e lideranças do PSB no Estado, que acontece nesta segunda-feira (27) em um hotel da Zona Sul do Recife. Em tese, a desfiliação de Lyra do PDT garante o seu passaporte para a sucessão do governador Eduardo Campos (PSB) no próximo ano e pode ter impacto nos rumos que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), tomará em 2014. "A decisão está tomada", disse Lyra. A reunião não conta com a presença de FBC, favorável ao projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), e que tem planos de disputar o Governo do Estado, mas não estaria entre os principais nomes da lista de Eduardo Campos. Esta ausência é observada por alguns socialistas como um indicativo de que FBC poderia ingressar em algum outro partido de maneira a viabilizar os seus planos políti...

Eduardo Campos: mais educação e menos Bolsa Família

Imagem
PE247 – Após criticar a condução da política econômica na gestão da presidente Dilma Rousseff (PT), o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), resolveu atacar a principal bandeira do Partido dos Trabalhadores: o Bolsa Família. As críticas foram feitas, nesta segunda-feira (27), durante encontro com vereadores e lideranças do PSB, no Recife. "Vemos as filhas do Bolsa Família serem mães do Bolsa Família. Vamos assistir a elas serem avós? Não queremos isto”. Campos foi recebido como presidenciável. No local, também foram distribuídos adesivos com os dizeres “Brasil pra frente, Eduardo presidente” e “Uma nova forma de governar”.

Itapissuma realiza 5ª Conferência Municipal das Cidades

Imagem
Com a ideia de avaliar e definir as prioridades das políticas públicas de desenvolvimento urbano do município, Itapissuma realizou a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades. As reuniões ocorreram nos últimos dias 23 quinta e 24 sexta deste mês, das 9 horas às 13 horas, na Escola Eurídice Cadaval Gomes, no centro do município. De acordo com o Secretario de Planejamento e Meio Ambiente, Tam Ribeiro, será seguido à mesma metodologia do Governo Federal. “Vamos tratar de sugestões de melhorias na política de desenvolvimento urbano com o objetivo de encaminhar para os Governos Estadual e Federal, algumas mudanças no texto base pré-estabelecido na 5ª Conferência Nacional das Cidades”, explica ele.

Inscrições para o Enem terminam nesta segunda-feira

Imagem
Os interessados em fazer a prova devem se inscrever no site do Enem Terminam nesta segunda-feira (27), às 23h59, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados em fazer a prova devem se inscrever no  site do Enem . Aqueles que já fizeram a inscrição e ainda não pagaram têm até quarta-feira (29) para fazê-lo. A inscrição só será confirmada após o  pagamento . Segundo o último balanço do Ministério da Educação (MEC), mais de 5 milhões se inscreveram até essa sexta-feira (24). A expectativa é que o número de candidatos ultrapasse 6 milhões.

Charge do Samuca - Diário de Pernambuco

Imagem

Prefeito do Rio agride escritor e pede desculpas

Imagem
247 - O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, perdeu o controle, na noite carioca. Xingado pelo escritor Bernardo Botkay, conhecido como Botika Botkay, Paes deu um soco na cara do eleitor, que foi também contido por seus seguranças. O relato da agressão foi feito pelo próprio Botkay em sua página no Facebook: "Falei que pra ele que ele é um bosta. De repente ele veio pra cima e agrediu fisicamente. Soco na minha cara. Homens me segurando. Depois minha mulher, possessa pela covardia, foi para o ataque. Está com os joelhos sangrando. [...] Fomos na polícia. Fomos no centro, IML, dar parte. [...] A maior humilhação do mundo é levar soco na cara do homem menos homem que já ouvi falar. E ele não dá direito de retorno", escreveu Botkay em sua página pessoal. Paes também se viu forçado a soltar uma nota para esclarecer o caso:

Audiência debate financiamento e mídias alternativas

Imagem
Ausônio Silveira Leia Já Nesta segunda-feira (27) será realizada no Recife uma audiência pública para debater as formas de financiamento para as mídias alternativas a partir das 9h no auditório do Museu do Homem do Nordeste, que fica na avenida 17 de agosto, no bairro de Casa Forte. A sessão faz parte das atividades da subcomissão especial da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara de Deputados cuja relatoria é da deputada Luciana Santos (PCdoB). O debate contará com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Marcelino Granja, do jornalista do centro Cultural Luiz Freire, Ivan Moraes, além de representantes da sociedade civil organizada. Para a deputada Luciana, expor os trabalhos da subcomissão para a análise e contribuição da população é fundamental para a o fortalecimento da mídia alternativa e consequentemente para a democratização da comunicação no país.  

Barbosa e as 'taras antropológicas'

Imagem
Elio Gaspari O ministro do STF diz o que tudo mundo quer ouvir, mas faz coisas que muita gente não consegue fazer No primeiro dia do julgamento do mensalão, vendo-se em minoria numa votação preliminar, o ministro Joaquim Barbosa disse lamentar que "nós brasileiros tenhamos que carregar certas taras antropológicas, como essa do bacharelismo". Seja lá o que for uma "tara antropológica", o bacharelismo nacional é certamente uma praga. Barbosa é hoje uma esperança nacional, pelo simples fato de dizer coisas que estão entaladas na garganta dos brasileiros. Na semana passada ele expôs mais uma verdade: "Nós temos partidos de mentirinha". Bingo. Mas onde estava o ministro no dia 7 de dezembro de 2006, quando o Supremo Tribunal Federal derrubou a cláusula de barreira para partidos que não tem votos? De licença.

Angustiada, família busca informações sobre motorista que desapareceu na última sexta

Imagem
Wagner Santos Folha-PE Desespero e angústia passaram a fazer parte da família de Natanael Amaro da Silva, 34, que está desaparecido desde a última sexta-feira (24). Ele, que é motorista na empresa Jarfry Logística, saiu na quinta-feira (23), por volta das 20h, para fazer entregas em alguns municípios do Estado da Paraíba, e não voltou no prazo previsto. A demora levantou suspeitas de que ele poderia ter sido vítima de alguma quadrilha especializada em roubo de cargas. Segundo informações divulgadas pela proprietária da empresa nas redes sociais, o último contato com ele foi feito às 5h43 da sexta-feira, quando Natanael passava pelo município de Riachão do Bacamarte. Depois disso, chegou a informação de que uma das entregas não teria sido realizada. Até o sinal do localizador GPS instalado no veículo, um caminhão Ford Cargo, de placa KHF-7094, sumiu sem explicação. De acordo com amigos, a carga era de medicamentos, avaliada em cerca de R$ 300 mil.

Aécio vs. Eduardo Campos

Imagem
Maurício Dias Carta Capital Dilma Rousseff, candidata à reeleição, segue à frente das duas opções presidenciáveis, prováveis, da oposição: o tucano Aécio Neves e Eduardo Campos, presidente do PSB. À margem da candidatura petista, no entanto, já existem marcas da competição travada entre o senador do PSDB e o governador pernambucano. Eles disputam o espaço onde só cabe um. Isso é fator de formação de atrito e, certamente, gerador de canibalismo. Fato inevitável quando dois candidatos buscam o mesmo eleitor. Aécio Neves ainda tem mais chances. Representa Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do País, com mais de 15 milhões de votos. Além disso, já é conhecido por quase 50% do eleitorado brasileiro. 

Paulista North Way

Imagem
Ricardo Andrade Após consulta popular feita pelo Movimento Pró-Museu, numa reunião com a ACLF, num gesto de grandeza, a empresa decidiu incorporar o nome da cidade no empreendimento. O Shopping agora irá chamar-se Paulista North Way. Parabéns aos paulistenses por mais essa vitória, isto chama-se "pertencimento", com respeito à identidade e à memória local .

Dilma, Aécio e Campos: todos de olho no PMDB

Imagem
247 – Todos querem ficar com o PMDB. O filme de maior sucesso no mundo político nas últimas quatro eleições presidenciais está em cartaz novamente. Desde 1994, quando concorreu com Orestes Quércia, o partido não tem candidato a presidente, oferecendo a quem decide apoiar uma grande e eficiente máquina política, hoje com mais de mil prefeitos e quase cinco mil diretórios municipais. No Congresso, são 18 senadores e 79 deputados federais que têm feito a diferença. Nas duas últimas votações mais importantes para o governo, a MP dos Portos que precisou passar pela Câmara e o Senado, as contas só fecharam para uma maioria quando o partido se uniu, ainda que na marra. Cresce o volume das reclamações dentro da legenda de falta de diálogo com o governo e, especialmente, pouca retribuição a gestos de disciplina partidária.

Bete Mendes: ''Sobrevivi à tortura''

Imagem
Eleonora de Lucena - Folha de S.Paulo Presa e torturada em 1970, a atriz Bete Mendes encontrou o coronel Brilhante Ustra numa viagem ao Uruguai em 1985. Ela era deputada federal, e ele atuava na embaixada em Montevidéu. Na volta, ela denunciou Ustra ao presidente Sarney. Aos 64, a atriz diz não temer retrocessos, mas pede atenção aos movimentos contra a democracia. Fui presa duas vezes. Na primeira, não fui torturada fisicamente. Na segunda, foi total. Fui torturada [em 1970] e denunciei [o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra]. Isso me marcou profundamente. Não desejo isso para ninguém -- nem para meus inimigos. A tortura física é a pior perversidade da raça humana; a psicológica, idem. Não dá para ter raiva [de quem me torturou]. A gente é tão humilhado, seviciado, vilipendiado que o que se quer é sobreviver e bem. Estou muito feliz, sobrevivi e bem. E não quero mais falar desse assunto. Superei isso com tratamento psicológico e com trabalho. Agradeço à família, à ...

São 3.553 cargos de confiança no Estado

Imagem
Carolina Albuquqerque JC Online Se somados os cargos de confiança dos governos do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, o total não chega ao do governo do Estado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Pernambuco, são 3.553 cargos de Direção e Assessoramento Superior, o maior patamar já alcançado. A pedido do JC, a Secretaria de Administração detalhou o quadro de comissionados por pasta. O secretário campeão em números de funcionários de confiança é Antônio Figueira, que comanda a pasta da Saúde, com 705. Só no em torno do governador Eduardo Campos (PSB), atuando na sede provisória do governo no Centro de Convenções, em Olinda, são 226 cargos em confiança, mais do que os destinados a pasta de Cultura (51) e da Fazenda (178), para se ter uma ideia.