Postagens

Mostrando postagens de dezembro 6, 2013

MPPE denuncia ex-prefeitos por improbidade

Imagem
Pernambuco 247 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a partir da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Capital, moveu uma ação contra os ex-prefeitos de Recife João Paulo (PT) e João da Costa (PT), por improbidade administrativa. A acusação é de que os petistas teriam dispensado irregularmente o processo de licitação necessário para a contratação da empresa responsável pela coleta de lixo na capital durante cerca de 33 meses. Além dos petistas, a ação civil se estende a dois ex-presidentes da Empresa de Limpeza e Urbanização (Emlurb), três ex-secretários de Serviços Públicos e as empresas Qualix Serviços Ambientais e Vital Engenharia Ambiental. Segundo a acusação, dentre os anos de 2007 – quando João Paulo chefiava a administração da cidade – até 2010 – durante a gestão de João da Costa – as duas empresas prestaram serviços à prefeitura sem que fosse realizada licitação para a prestação do serviço.

Pernambucano, Geraldo Cavalcanti é novo presidente da ABL

Imagem
Paulo Virgílio Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro - O escritor pernambucano Geraldo Holanda Cavalcanti será o presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) durante o ano de 2014, substituindo a escritora Ana Maria Machado, que dirigiu a instituição nas duas últimas gestões. A eleição da nova diretoria ocorreu na tarde de hoje (5), em sessão ordinária, no Petit Trianon, sede da ABL, no centro do Rio. A posse será no próximo dia 19, às 17h. Ocupante da Cadeira 29, para a qual foi eleito em 2010, na sucessão do bibliófilo José Mindlin, Geraldo Holanda Cavalcanti, de 84 anos, é diplomata de carreira, tendo sido embaixador do Brasil na Unesco, no México e na União Europeia.

Charge do Samuca - Diário de Pernambuco

Imagem

Tadeu e Danilo são apontados como “finalistas” na corrida pela cabeça da chapa do PSB para o governo de PE

Imagem
Josué Nogueira A lista de candidatos à cabeça da chapa da Frente Popular para 2014 é grande. Saber quem será o “escolhido” instiga quem acompanha a política pernambucana. Com o ano eleitoral se aproximando, a relação de concorrentes de afunilou. Os secretários Tadeu Alencar (Casa Civil) e de Danilo Cabral (Cidades) são hoje o que se pode chamar de “finalistas” no processo de escolha do “nome” para disputar a sucessão de Eduardo Campos. A informação já circula livremente na cúpula socialista, mas, obviamente, não será exposta ou assumida por algum líder do partido. Nesta quarta-feira, inclusive, o governador reuniu com secretários e deputados socialistas para tratar de eleição.

STF determina prisão de Pedro Corrêa e mais três condenados do mensalão

Imagem
Agência Brasil Brasília – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, determinou nesta quinta-feira (5) a prisão de mais quatro réus condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Os mandados de prisão foram encaminhados para a Polícia Federal. No dia 15 de novembro, Barbosa determinou a prisão de outros 12 condenados. Com a decisão, tiveram a prisão decretada: deputado Federal Valdemar Costa Neto (PR-SP), condenado a sete anos e 10 meses, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro , em regime semiaberto;  Pedro Corrêa, ex-deputado federal (PP-MT), condenado sete anos e dois meses de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro; Bispo Rodrigues, ex-deputado  federal do PL (atual PR), condenado a seis anos e três meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro; e Vinícius Samarane, ex-diretor do Banco Rural, condenado a oito anos e nove meses de prisão por lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta. 

Mandela marcou a história ao unir brancos e negros na África do Sul

Imagem
Agência Brasil Responsável pelo fim do regime de segregação racial na África do Sul, o apartheid, Nelson Mandela, de 95 anos, conquistou o respeito de adversários e críticos devido aos esforços em busca da paz. Ele foi o primeiro presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999, e recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1993. Mandela morreu no fim da tarde desta quinta-feira (5) em decorrência de problemas respiratórios. O líder ficou conhecido como Madiba (reconciliador) devido ao clã a que pertencia e recebeu o título de O Pai da Pátria. A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela em defesa da luta pela liberdade, justiça e democracia. Ao visitar o Brasil, em 1992, Mandela conversou com o então presidente Fernando Henrique Cardoso. Bem-humorado, Mandela disse que gostava muito de uma ave tipicamente brasileira – o papagaio – e arrancou risos dos presentes.