Postagens

Mostrando postagens de dezembro 22, 2012

Charge do Jarbas - Diário de Pernambuico

Imagem

Para entender o xadrez da política - 2

Imagem
Autor:  Luis Nassif  No dia 11 passado, publiquei o post "Para entender o xadrez da política". Vamos ao próximo levantamento, à luz dos últimos episódios. Como é o jogo de poder nas democracias Há três mundos distintos na opinião pública. Um, o mundo da chamada voz das ruas, que elege políticos, de vereadores a presidentes. O segundo, o mundo da opinião pública midiática, controlado por grandes grupos de comunicação. O terceiro, o mundo das instituições, onde se inserem os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e as demais instituições constitutivas do Estado: Forças Armadas, Ministério Público, órgãos de controle, diplomacia etc. Importante: esse mundo, seja no plano das funções ou familiar, é influenciado majoritariamente pelo mundo da mídia.

O tempo é senhor da razào, Coluna Carlos Brickmann

Imagem
Sem afoiteza, sem açodamento: o ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, decidiu negar a prisão imediata dos condenados do Mensalão. Se ninguém tentava fugir, se não havia risco à ordem, não via motivo para determinar as prisões neste momento. Não era a tese de Roberto Gurgel, o procurador-geral da República, para quem a prisão imediata mostraria à opinião pública que a justiça tinha sido feita e que, ao contrário do que se acredita, pessoas poderosas poderiam ir para a cadeia.

Jesus online

Imagem
Rodrigo Cardoso Istoé Assista à entrevista, realizada via Skype, com o padre Reginaldo Manzotti:   Em visita à Itália, há dez anos, o padre carmelita brasileiro Reginaldo Manzotti perambulava pela cidade do Vaticano, a sede mundial do catolicismo, quando resolveu entrar em uma igreja para fazer uma oração. Para sua surpresa, o religioso descobriu que era proibido acender velas de cera dentro daquele templo. Os fiéis só podiam se valer das artificiais, que funcionam com lâmpadas, acionadas por moedas. Imediatamente, Manzotti pensou: “Se em Roma é válido eu acender uma vela que não queima ou faz fumaça, por que não criar uma vela pela internet?” Uma década depois, o pároco do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba, no Paraná, é um dos sacerdotes brasileiros mais atentos às possibilidades da evangelização digital. Continue lendo

Antes de assumir prefeitura, Geraldo Julio envia 3 projetos de lei à Câmara

Imagem
G1 PE Geraldo Julio só assume o cargo de prefeito do Recife no dia 1º de janeiro, mas, numa coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (21), no bairro da Boa Vista, área central do Recife, ele anunciou que, com o apoio do ainda prefeito João da Costa, enviou à Câmara dos Vereadores três projetos de lei numa tentativa de adiantar o processo de implantação de sua gestão municipal. Geraldo explicou que essa medida geralmente é tomada após a posse. “Nós quisemos adiantar o processo. É uma conquista para nós, no mês de janeiro, termos uma estrutura adequada de transição”, disse o prefeito eleito.

MP descobre desvio de 700 milhões de reais na prefeitura de Duque de Caxias

Imagem
A prefeitura do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, é alvo de uma investigação do Ministério Público do Estado do Rio que descobriu desvios da ordem de 700 milhões de reais em contratos da Saúde. Com o MP Federal, foi proposta ação de improbidade administrativa contra o prefeito José Camilo Zito, do PP – chamado de o rei da Baixada, por sua força eleitoral na região –, o secretário de Saúde Danilo Gomes e sócios de uma ONG. A investigação descobriu superfaturamento em contratos firmados através de duas OSCIPs (organizações sociais com interesse público): Associação Marca e IGEPP.

Bruno Araújo entre os dez mais influentes do Congresso

Imagem
Após serapontado pelo site Congresso em Foco como um melhores parlamentares do Congresso, o deputado federal pernambucano Bruno Araújo foi eleito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) como um dos dez mais influentes do Parlamento Nacional em 2012. O líder do PSDB na Câmara Federal é o único parlamentar pernambucano a figurar na relação. Também foram eleitos os presidente das duas Casas do Congresso, Marco Maia (PT), presidente da Câmara, e José Sarney (PMDB), presidente do Senado; os lideres partidários Henrique Alves, do PMDB, ACM Neto, do DEM, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros; o líder do Governo na Câmara, Arlindo Chinaglia, e atual relator–geral do orçamento e ex-líder do Governo no Senado, Romero Jucá, e ex-lider do Governo na Câmara, Candido Vaccarezza e o senador Aécio Neves. Blog da Folha

Ministério da Saúde repassa R$24 milhões para Pernambuco

Imagem
O governador do Estado, Eduardo Campos, assinou na tarde desta sexta-feira (21), no Salão de Eventos da Sede Provisória do Governo, no Centro de Convenções, uma série de convênios com o Ministério da Saúde, através da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, que injetará um total de R$ 24 milhões em iniciativas voltadas para as áreas de trabalho e educação em saúde no Estado. Participaram do evento o Secretário de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Mozart Sales, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Marcelino Granja, a Secretária da Mulher, Cristina Buarque, o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, além do Reitor da UPE, Carlos Calado.

Dilma almoça com Lula após participar de festa de natal com catadores

Imagem
A presidente Dilma Rousseff almoçou nesta sexta-feira (21) com o ex-presidente Lula, na sede do instituto que leva o nome do petista, em São Paulo. Ela viajou à capital paulista para participar da festa de Natal promovida por moradores de rua e associações de catadores de material reciclável.  O almoço com Lula não foi divulgado na agenda oficial de Dilma, mas foi "entregue" por Anderson Miranda, presidente do Movimento Nacional da População de Rua, durante o evento de Natal, na quadra do Sindicato dos Bancários, no centro.  Após puxar um grito de "Olê, olê olê, olá, Lula, Lula", Miranda ofereceu a Dilma duas camisetas de sua entidade. Disse que ela deveria dar uma ao ex-presidente, porque ela iria almoçar com ele. 

Mensalão: quem perde e quem ganha com a rejeição da prisão

Imagem
Marcelo Auler Jornal do Brasil A decisão do ministro Joaquim Barbosa de rejeitar o pedido do procurador-geral, Roberto Gurgel, de mandar prender logo os condenados do mensalão, tem algumas implicações políticas. Ela, por exemplo, esvazia o discurso do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que mesmo prestes a deixar o cargo em fevereiro, empunhou a bandeira da autonomia do Legislativo e se indispôs abertamente com o presidente do Supremo.

Na Argentina, uma onda de saques intensifica a disputa entre governo de Cristina e sindicalistas

Imagem
Iniciada na periferia de Bariloche há dois dias, uma onda de saques alastrou-se para outras duas cidades da Argentina: Santa Fé e San Fernando, esta última na província de Buenos Aires. Num intervalo de 48 horas –entre quinta e sexta-feira— registraram-se duas mortes. Cerca de cem pessoas ficaram feridas. Os principais alvos são os supermercados. Os saqueadores levam comida, mas carregam também toda sorte de produtos –de brinquedos a televisores e eletrodomésticos. Acionada, a polícia é recebida a paus e pedras. Governo e sindicalistas acusam-se mutuamente pela desordem. Chefe da Casa Civil da presidente Cristina Kirchner, Abal Medina declarou que o pedaço do sindicalismo que se opõe ao governo de sua chefe está “por trás” dos saques. Mencionou três categorias: caminhoneiros, trabalhadores de bares e restaurants e professores.

Charge do Humberto - Jornal do Comércio

Imagem

As manchetes deste sábado

Imagem
- Globo: Manobra de vereadores põe projeto olímpico em risco - Folha: Barbosa rejeita a prisão imediata dos condenados - Estadão: Barbosa nega prisão imediata de condenados no mensalão - Correio: E a vida continua - Jornal do Commercio: Seca provoca perdas no polo de confecções - Zero Hora: Preso na Serra elo entre as Farc e quadrilhas de SP e RJ Leia os destaques de capa de alguns dos principais jornais do país.