Postagens

Mostrando postagens de janeiro 1, 2013

Especialista britânico elogia Lei de Acesso à Informação do Brasil

Imagem
O portal de dados abertos do governo brasileiro (http://dados.gov.br/) tem 83 datasets. O do governo britânico (http://data.gov.uk/) tem 8.981. Por trás desse projeto está ninguém menos que Tim Berners-Lee, um dos pais da web. Em termos de transparência, o Reino Unido está na vanguarda, e é bom prestar atenção a tudo o que se faz por lá nessa área. O artigo que publicamos abaixo é de Graham Smith, diretor de Liberdade de Informação do Escritório do Comissário de Informação do Reino Unido, que esteve no Brasil recentemente em um evento sobre combate à corrupção. No texto, Smith descreve a implantação da legislação de acesso à informação pública em seu país, que é recente (2005), como a nossa. Ele também elogia a Lei de Acesso à Informação do Brasil. (Daniel Bramatti)

Novo Jeito realiza ação MaisAmor no Parque da Jaqueira

Imagem
O projeto Novo Jeito inaugurou nesta segunda-feira (31), pela manhã, a ação #MaisAmor, no Parque da Jaqueira. Esta mobilização tem o objetivo de levar pessoas ao encontro de outras, praticando sentimentos sinceros com aqueles que, diariamente, precisam de um abraço, um gesto de carinho e um aperto de mão verdadeiro. Abraços, sorrisos e mais de quatro mil rosas são distribuidos no Parque da Jaqueira Segundo o idealizador do projeto Fábio Silva, o #MaisAmor aproxima as pessoas que participam e recebem carinho e gera nas cidades um clima de valores de paz e amor. ”O Novo Jeito tem a missão de unir as pessoas promovendo uma onda do bem, as envolvendo e se engajando para participar de ações assim”, destacou.

Perfil dos prefeitos que tomam posse hoje

Imagem
MARIO   COELHO E EDSON SARDINHA CONGRESSO EM FOCO Homem, entre 45 e 59 anos, reeleito para mais um mandato de quatro anos. Esse é o perfil médio dos prefeitos que saíram vitoriosos das urnas em outubro para comandar os 5,5 mil municípios brasileiros, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  As informações consolidadas dos dois turnos mostram que a política brasileira continua predominantemente masculina. As mulheres representam apenas 12% do total de prefeitos que tomam posse hoje. São apenas 654 contra cerca de 5 mil homens. A maior parte dos prefeitos empossados tem entre 45 e 59 anos. São 2.786 (50,7%) nessa faixa etária. O segundo grupo etário mais numeroso tem entre 35 e 44 anos – são 1.458 (26,5%) prefeitos. Em terceiro lugar, aparece aquele situado entre 25 e 34 anos. Com 527 nomes, eles representam 9,5% dos eleitos.

Sonhos Impossíveis?

Imagem
Carlos Chagas Primeiro dia do Ano  Novo, seria bom parar de lamentar o que passou em troca da projeção do sonho do que poderemos sonhar. Se virar pesadelo, é outra história. Para começar, que tal imaginar Dilma Rousseff mais amena e tolerante? Afinal, dois anos de uma presidente irascível e irritada talvez tenham sido necessários por conta da herança recebida, mas, se prolongada pela segunda metade de seu mandato, essa postura contaminará de forma definitiva o governo e a sociedade. De repente, todo mundo se verá de dedo em riste, aos gritos, cada um exigindo submissão dos subordinados e insurgindo-se contra os superiores. O Brasil não é assim, ou não era assim, mesmo devendo-se condenar os dois governos que, com Fernando Henrique e o Lula, deram de ombros para o combate à corrupção e fecharam os olhos para a ineficiência de muitos auxiliares. Porque mesmo insensivelmente, os atuais ministros vão adotando o perfil da chefona. Recebem e repassa...

O ano em que Eduardo Campos define seu futuro

Imagem
PE247 - Candidato à Presdo Campos, está traçado pelo noticiário político. Falta saber se (e quando) ele estará disposto a corresponder às expectativas. As evasivas do presidente nacional do PSB sobre seu futuro político alimentam especulações: candidato já em 2014? Vice na chapa do senador Aécio Neves (PSDB)? Ou numa possível candidatura do ex-presidente Lula? As pesquisas de intenção de voto publicadas pelo Datafolha neste fim de ano mostraram que os eleitores brasileiros ainda não conhecem o habilidoso articulador socialista, que tem 2013 pela frente para definir como vai se posicionar no ano eleitoral de 2014. Na sua avaliação, como o governador de Pernambuco deve (e vai) se comportar até lá? Ganha mais na situação ou na oposição ao governo federal?

Mensalão mineiro, 5 anos mais antigo, não será julgado em 2013

Imagem
O caso do chamado mensalão mineiro, que envolve políticos do PSDB, não deverá ser julgado pelo STF (Su2013. A acusação aponta desvio de recursos públicos e financiamento ilegal na fracassada campanha pela reeleição do então governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo (PSDB), em 1998. As operações contaram com a participação das empresas de Marcos Valério Fernandes de Souza, apontado como o operador do mensalão petista, que ocorreu entre 2003 e 2004, segundo o Ministério Público Federal. A denúncia do caso mineiro foi apresentada ao STF pela Procuradoria-Geral da República em 2007. O tribunal abriu ação penal em 2009.

Coluna Panorama Político - Ilimar Franco

Imagem
Todos contra A presidente Dilma avisou ao PT que não apoiará em hipótese alguma o projeto que regula os meios de comunicação e que não aceita propostas que restrinjam a liberdade de imprensa. O PMDB está em campanha contra o texto, com o aval do vice Michel Temer. O PT, que culpa a mídia pelas condenações dos mensaleiros, quer tratar do tema com prioridade este ano. Continue lendo

O Brasil se preparou para evitar novas tragédias?

Imagem
247 - As chuvas de janeiro de 2012 deixaram mais de 10,5 mil pessoas desalojadas nas regiões norte e nordeste do Rio de Janeiro. No ano anterior, a situação foi ainda pior: dados da Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro contaram mais de 900 morte em consequência das enchentes e deslizamentos provocados pela chuva na região serrana. Com a chegada de mais um janeiro, fica a questão: o Brasil se preparou para evitar novas tragédias?

As manchetes dos principais jornais desta terça-feira

Imagem
Jornais nacionais Folha de S.Paulo Brasileiro mantém confiança apesar de crescimento pífio Agora S.Paulo Veja as opções de crédito para pagar suas contas de janeiro O Estado de S.Paulo Haddad diz que só falará com líderes, mas Câmara duvida O Globo Rio na era de ouro

MEC aumenta nota mínima para ingresso no ProUni

Imagem
BRASÍLIA — O Ministério da Educação (MEC) elevou, de 400 para 450 pontos, a nota média mínima exigida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para candidatos a bolsas do programa Universidade para Todos (ProUni). A nova regra consta em portaria publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira. O ProUni concede bolsas para universitários de baixa renda em instituições privadas de ensino superior. Para disputar uma bolsa neste primeiro semestre de 2013, é necessário que o candidato tenha feito o Enem de 2012 e obtido nota média de pelo menos 450 pontos. Até a última seleção, a nota mínima exigida era de 400 pontos.

O dilema de Eduardo Campos

Imagem
FABIO GIAMBIAGI, ECONOMISTA, É COAUTOR , DO LIVRO ALÉM DA EUFORIA, (ED. CAMPUS/ELSEVIER), FABIO , GIAMBIAGI, ECONOMISTA, É COAUTOR , DO LIVRO ALÉM DA EUFORIA, (ED. CAMPUS/ELSEVIER) - O Estado de S.Paulo Curiosamente, embora políticos e economistas, quando no exercício da autoridade, sejam vistos como pertencentes a esferas diversas e operando com lógicas diferenciadas, ambos podem encarar dilemas marcados pela presença de riscos relevantes, em que a escolha a ser feita dependerá do balanço que cada um fizer acerca das probabilidades de um ou de outro cenário. Tome-se o caso de Ben Bernanke, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Se sua política monetária for frouxa demais, o risco que corre é de gerar inflação daqui a alguns anos. Já se ela for apertada antes do tempo, pode lançar os EUA em nova recessão. Defrontadas com o mesmo quadro, pessoas diferentes podem tomar decisões diferentes entre si. São os riscos da vida.