PE247 – O vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto, anunciou na manhã desta segunda-feira (27) a sua saída do PDT e o seu ingresso no PSB. O anúncio foi feito no encontro que reúne os vereadores e lideranças do PSB no Estado, que acontece nesta segunda-feira (27) em um hotel da Zona Sul do Recife. Em tese, a desfiliação de Lyra do PDT garante o seu passaporte para a sucessão do governador Eduardo Campos (PSB) no próximo ano e pode ter impacto nos rumos que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), tomará em 2014. "A decisão está tomada", disse Lyra.
A reunião não conta com a presença de FBC, favorável ao projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), e que tem planos de disputar o Governo do Estado, mas não estaria entre os principais nomes da lista de Eduardo Campos. Esta ausência é observada por alguns socialistas como um indicativo de que FBC poderia ingressar em algum outro partido de maneira a viabilizar os seus planos políticos. O ministro nega tal possibilidade. Mas com a provável filiação de Lyra à legenda socialista, fica cada vez mais distante a possibilidade de FBC vir a disputar o Governo do Estado pelo PSB.
No encontro com os integrantes da legenda, não houve uma pauta pré-determinada, mas um dos principais assuntos em discussão são os rumos da economia brasileira, com vistas para 2014. No entanto, de acordo com o secretário-geral do PSB, Adilson Gomes, o encontro servirá, sobretudo, para discutir a atuação dos vereadores pessebistas – 313 no Estado -, sejam de oposição ou da base aliada, e não sobre a candidatura de Campos ao Palácio do Planalto.
De todo modo, resta saber, agora, como o ministro FBC vai interpretar a desfiliação de Lyra do PDT, algo que pode ter maior “peso” no possível ingresso do ministro no PT ou, até mesmo no PMDB, para disputar a sucessão de Campos.