Projeto de inovação do Centro Acadêmico do Agreste ganha competição promovida pelo Governo do Estado
Inove Aí foi o único projeto da UFPE entre os primeiros colocados da etapa final da I Jornada Repe
A Contrack.Gov, equipe ligada à Jornada Inove Aí, projeto coordenado no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi a terceira melhor equipe da Arena dos Squads, etapa final da I Jornada da Rede de Ecossistema de Pernambuco (Jornada Repe). Organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti), a Jornada Repe busca incentivar o empreendedorismo inovador por meio de desafios enfrentados por diferentes setores da sociedade. O edital tinha como objetivo desenvolver jornadas de inovação com as fases de maratona, ideação e prototipação. A Jornada Inove Aí foi um dos quatro projetos selecionados no edital da Jornada Repe e o único da Universidade entre os primeiros colocados.
A Inova Aí se baseia em desafios estratégicos para formação de líderes em inovação e desenvolvimento de soluções criativas, sustentáveis e de impacto para problemas urbanos, ambientais e de políticas públicas. Seu objetivo é transformar desafios da Repe em soluções criativas, inovadoras e sustentáveis. O coordenador geral é o professor Manoel Guedes, do Núcleo de Design e Comunicação (NDC) do CAA, e a coordenadora técnica, Pamela Dias, do Porto Digital. O projeto é desenvolvido em parceria com o Armazém da Criatividade, a Universidade de Pernambuco (UPE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Integram a iniciativa cinco mentores seniores da UFPE, UPE e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e dez mentores juniores da UFPE, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e da UPE. Participaram dessa primeira jornada mais de 150 executores de mais de 30 municípios de Pernambuco, entre alunos do ensino médio, técnico, superior, matriculados e egressos.

A Arena de Squads aconteceu no dia 24 de novembro no auditório da Secti. Nessa etapa, as melhores equipes de cada Jornada Repe sobem ao palco para apresentar seus pitchs, momento em que são escolhidos os três melhores projetos de 2025. Participaram dessa fase final oito equipes, as duas melhores de cada um dos quatro projetos da Jornada Repe: a Inove.Aí (UFPE/Porto Digital), a Inova Repe (Universidade de Pernambuco - UPE/UFPE), a Berçário de Empreendedores (Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/Olinda Creative Community Action - Occa) e a Paper2Impact (Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste - Cetene). Da Jornada Inove Aí, além da Contrack.Gov, participou a Bora UVA.
A Jornada Inove Aí teve quatro equipes, dessas, duas foram selecionadas na fase semifinal para a Arena dos Squads. “Ficar no pódio representa uma grande conquista para o CAA e para UFPE pois nos coloca entre as melhores equipes de inovação do Estado e chancela a nossa competência para desenvolver jornadas e projetos de inovação, além de promover a cultura de inovação, a criação de startups e novos negócios inovadores do Agreste de Pernambuco. A premiação aos vencedores é o acesso a canais profissionais para aceleração da solução criada através de mentorias e plataformas”, comemora Manoel.
O coordenador geral conta que o Contrack.Gov desenvolveu uma plataforma capaz de padronizar a gestão de projetos na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, o que garante a utilização de métodos de gestão consagrados, como Smart ou 5W2H, por todos os gestores. “Além disso, a solução deve incluir a implementação de dashboards que apresentem os resultados de fiscalização de forma clara e objetiva, permitindo o acesso simultâneo e remoto dos gestores às informações em tempo real”, descreve o professor. A Contrack.Gov teve orientação dos mentores Nelson Fernandes, Antônio Cardim e Guilherme Cavalcanti e foi executada por Filipe Alexandre, Braz Júnior, Lucas Henrique e Éder Wilian.
“O Bora UVA desenvolveu uma solução tecnológica com emprego da tecnologia RFID e aplicativo próprio para coleta das informações das caixas de uva no galpão de armazenamento e distribuição da empresa Agrivale do Vale do São Francisco, garantindo celeridade e precisão na coleta de informação, evitando desperdício de uvas através do controle de dados como tipo de uva, data de colheita, validade, localização no estoque, facilitando a logística de uvas da empresa”, detalha Manoel.
A Jornada Repe incentiva o empreendedorismo inovador por meio de desafios enfrentados por diferentes setores da sociedade. O programa busca gerar soluções criativas, formar líderes capazes de transformar realidades e estimular competências essenciais para o futuro do trabalho, como resiliência, criatividade e resolução de problemas complexos. Além disso, fortalece a integração entre Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs), setor público, privado, terceiro setor e sociedade civil, promovendo um ambiente colaborativo para o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado.
Comentários
Postar um comentário