Podcast Sagas Pernambucanas, da Alepe, conquista 3º lugar em prêmio nacional

Antônio Assis
0

Produção pioneira sobre a história de Pernambuco foi reconhecida entre as melhores do país

O podcast Sagas Pernambucanas, da Alepe, obteve reconhecimento nacional ao conquistar o 3º lugar na categoria “Cultura e Literatura” do Prêmio Melhores Podcasts do Brasil (MPB) 2025. A cerimônia que revelou os vencedores de cada categoria ocorreu no dia 17/11, na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo.

“Esse resultado é o reconhecimento do compromisso do Legislativo pernambucano em modernizar as formas de comunicação com a sociedade, fortalecendo a democracia. E reforça, ainda, a união de vários setores da Casa pela preservação da história de Pernambuco e da memória institucional”, declarou o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB).

Projeto pioneiro de comunicação pública, o Sagas é o primeiro podcast histórico e narrativo produzido por uma assembleia legislativa no país. A produção foi lançada em 2024, em comemoração ao bicentenário da Confederação do Equador, e atualmente está na segunda edição. A segunda temporada, “Voz e Força do Povo”, tem como mote os 190 anos de existência da Alepe.

Apoio institucional

O podcast Sagas Pernambucanas é uma realização da Superintendência de Comunicação da Alepe (Scom). A produção conta com apoio da Mesa Diretora e a colaboração de diversos setores da Casa, como Superintendência de Preservação do Patrimônio Histórico do Legislativo (SPPHLeg), Escola do Legislativo (Elepe) e Biblioteca da Alepe.

Coordenador-geral do projeto, o jornalista André Zahar considera que estar entre os finalistas do Prêmio MPB é um reconhecimento ao trabalho de toda a equipe.

“O projeto é uma contribuição da Casa para a construção da memória coletiva, e tenta fazer justiça a pessoas que lutaram pelos direitos que temos hoje”, observa o servidor, que divide a apresentação com a jornalista Clarissa Falbo.

O Prêmio MPB 2025, que visa celebrar a excelência na produção de podcasts brasileiros, teve 527 inscritos este ano. A categoria “Cultura e Literatura” foi disputada por 20 podcasts. O Sagas disputou a final com outros dois podcasts: “Fernanda Vegas Clube do Livro” e “Perdidos na Estante”.

Imersão

Os episódios do podcast utilizam o formato narrativo, que traz o ouvinte “para dentro dos fatos históricos”. O programa pode ser acessado no canal de Youtube da Alepe e em outras plataformas como Spotify, Deezer e Amazon Music.

A primeira temporada narra a Confederação do Equador, trazendo à tona as histórias de heróis pernambucanos, como Frei Caneca, envolvidos na insurreição contra o governo central liderado por Dom Pedro I.

Já a segunda destaca a história do Poder Legislativo pernambucano com foco nas lutas sociais e temas como democracia, cidadania e políticas públicas. Essa etapa explora marcos históricos como a instalação da Assembleia Provincial, a luta abolicionista, os conflitos da República Velha, as mulheres pioneiras na política e a ditadura militar.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)