Oficina de Direitos Humanos e Cidadania contribui para a formação do núcleo de Cultura de Paz, em Paulista
Com o objetivo de fortalecer valores de respeito, empatia e equidade entre os jovens, a Superintendência de Direitos Humanos, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude do Paulista, promoveu, nesta quarta-feira (5), uma oficina de Direitos Humanos e Cidadania com os estudantes da EREM Professor Arnaldo Carneiro Leão, localizada em Maranguape I.
A ação, realizada em parceria com o Núcleo Estadual de Proteção Social (NEPES), integra a Jornada de Direitos Humanos e marcou o início da formação do Núcleo de Cultura de Paz (NCP) na unidade escolar. O grupo será composto por alunos e professores comprometidos em difundir práticas de convivência pacífica, respeito às diferenças e combate a qualquer forma de violação dos direitos humanos.
Durante a oficina, os participantes refletiram sobre temas como equidade, dignidade e cidadania, compreendendo a importância do diálogo e da empatia para a construção de uma escola mais justa e acolhedora. A proposta também inclui a realização de uma feira de conhecimento sobre direitos humanos, onde os estudantes irão apresentar iniciativas e projetos voltados ao tema.
Para o superintendente de Direitos Humanos do Paulista, Kléber Pyrrho, a criação desses espaços dentro das escolas é essencial para a formação cidadã.
“O Núcleo de Cultura de Paz é mais do que uma iniciativa educativa, é uma ferramenta de transformação social. Estamos estimulando nossos estudantes a compreenderem seus direitos, mas também suas responsabilidades na construção de uma cidade mais justa, inclusiva e solidária”, afirmou o superintendente.
O encontro contou com a presença do assessor de Direitos Humanos, Ancelmo Cavancanti; da diretora da Criança e Adolescente, Cilene Costa; do articulador do NEPES, William Nascimento; além dos alunos e docentes que integrarão o núcleo.
Com atividades interativas, a oficina foi um espaço de aprendizado e troca, reafirmando o compromisso da gestão municipal em promover políticas públicas que valorizem a cidadania e a cultura de paz nas escolas.

Comentários
Postar um comentário