Jaboatão avança na gestão integrada da Orla e reforça plano estratégico de requalificação

Na quarta reunião ordinária do Comitê Gestor do Projeto COM ORLA, Prefeitura e representantes de diversos setores discutiram avanços, soluções e novas ações para o desenvolvimento sustentável do litoral

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promoveu, nesta terça-feira (11), a quarta reunião ordinária do Comitê Gestor da Orla do município, dentro do Projeto COM ORLA. O encontro marcou mais um passo importante na consolidação do Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI), reunindo representantes de órgãos públicos, instituições, setores produtivos e da sociedade civil para discutir os avanços e próximos passos das ações voltadas ao desenvolvimento do litoral jaboatonense.

Durante a reunião, foram apresentadas as ações em andamento e os resultados obtidos até o momento, com destaque para as iniciativas da EMLUME, que detalhou soluções e prazos para a nova iluminação da orla, e da Secretaria Cidadã, que apresentou programas e projetos voltados ao ordenamento e bem-estar da população local. Também foram discutidas as propostas estratégicas do PGI, com os cronogramas definidos, reforçando o compromisso da gestão municipal com a valorização e requalificação do litoral.

Entre os temas abordados estiveram a educação ambiental, a melhoria do policiamento ostensivo, a padronização da infraestrutura dos empreendimentos da praia, a construção do novo calçadão, além de medidas de ordenamento e fiscalização, como a proibição de animais e chuveirões na faixa de areia, e a regularização do comércio e das embarcações. Também foram apresentadas informações sobre a continuidade das obras de requalificação da orla, com detalhamento das etapas em execução e das próximas intervenções planejadas.

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, Roberta da Fonte, destacou a importância do trabalho coletivo e da execução do plano de gestão construído de forma participativa. “Essa é a nossa quarta reunião do Comitê da Orla, e a gente vem avançando principalmente em relação à execução do Plano de Gestão, uma peça construída em 2022 e que agora começa a ser efetivamente colocada em prática. O Comitê reúne representantes de diversos segmentos — da Câmara de Vereadores, das marinas, dos empreendedores, dos moradores e dos setores produtivos — e essa aproximação é fundamental. Todos percebem que precisamos uns dos outros para superar os desafios e transformar as propostas em ações concretas”, ressaltou.

Além da equipe da Prefeitura, participaram da reunião representantes da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Câmara de Vereadores, CPRH, além de representantes das associações das marinas e dos esportes náuticos, guias de turismo, empresários de bares e restaurantes, síndicos de prédios, pescadores, artesãos e empreendedores da orla.

A Orla de Jaboatão dos Guararapes é considerada um dos maiores patrimônios turísticos do município, um espaço de lazer, geração de renda e identidade cultural. O objetivo do Comitê Gestor é promover o desenvolvimento ordenado e sustentável da faixa litorânea, tornando Jaboatão cada vez melhor para se viver, visitar e trabalhar.

Foto Josué da Mata / PMJG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa