Chegou ao fim, agora de forma oficial e definitiva, a relação política entre o União Brasil e o governo do presidente Lula, do PT. Na manhã desta quarta-feira, dia 8, a direção nacional comunicou o afastamento do ministro do Turismo, Celso Sabino, das funções exercidas na gestão do partido. Ou seja, não há mais espaço para conciliar os interesses do União Brasil com os interesses do governo Lula.
Para muitos, o rompimento já deveria ter ocorrido há muito tempo, por uma série de fatores. Dentre aqueles que defendem essa tese está o pernambucano Mendonça Filho, deputado federal do União Brasil. Na manhã desta quarta ele concedeu entrevista a Rede Pernambuco de Rádios ao Blog do Alberes Xavier e falou sobre essa situação. “Nosso propósito é estar cada vez mais longe do governo do PT, buscando alternativas para fazermos o contraponto ao governo do presidente Lula em 2026”, disse ele, citando o governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, como uma alternativa para a disputa presidencial do próximo ano.
Para finalizar, Mendonça ainda falou sobre a possibilidade de ele trocar o União Brasil pelo PSD, de olho na disputa eleitoral de 26. “Como diria Marco Maciel, quem tem prazo não tem pressa. Existem os prazos definidos pela Justiça Eleitoral, que estipula em 6 meses antes da eleição o limite para a troca ou não de partidos. Até lá existem muitas discussões em torno desse assunto, vou dar tempo ao tempo e no momento certo vou tomar essa decisão”.