Programa de Alfabetização e Letramento Escola Prime
O programa de Alfabetização e Letramento Escola Prime tem como objetivo principal a Recomposição da Aprendizagem, utilizando uma metodologia personalizada para cada estudante, reconhecendo as diferenças em ritmo e desafios de aprendizado. Além disso, o projeto promove a formação de Professores com foco na adaptação às necessidades individuais dos estudantes, visando criar um ambiente favorável para a aprendizagem.
Equidade é a distribuição de recursos e oportunidades de forma justa, adaptada às necessidades e diferenças individuais, para garantir que todos tenham acesso às mesmas condições de alcançar seus objetivos. Ao contrário da igualdade, que oferece o mesmo tratamento a todos, a equidade reconhece as desigualdades existentes e busca corrigi-las, dando mais a quem mais precisa para equilibrar o "ponto de partida" de cada pessoa.
Letramento é a capacidade de usar a leitura, a escrita e outras formas de linguagem de forma eficaz e significativa em diferentes contextos sociais.
iniciando um programa que irão acontecer aulas no sábado, né? E aí fizemos a seleção dos professores, que é temporário, né? Que são 10 sábados, iniciando do dia 13 agora até o dia, acho que é 20... 20 de novembro. Mas aí a gente vai fazer a reunião amanhã às oito e trinta, às dez e trinta, desculpe, lá na secretaria para fechar os últimos detalhes. Aí eu lhe passo direitinho, inclusive eu vou passar essa programação ainda hoje, viu? Porque é importante a gente divulgar quando tiver com tudo bem amarrado, tá certo?
Esse programa, ele visa a recomposição de aprendizagem para alguns estudantes dos segundos e dos quintos anos e preparatório para as avaliações externas para todos os estudantes do.
Mais de 2.000 crianças com essa edala dos sábados, que a aula na escola não é suficiente, não é, não é isso, tá? Isso é um recurso, da mesma forma como tem vários cursinhos de OAB, né, pra fazer a prova do OAB, tem a carteirinha, também isso aqui é um recurso a mais para estimular o estudante, aprender mais, que esse é um sábado diferente, que não vai ser lançado só pra aquela aula normal, não, vai ter recreação, vai ter entrega de prêmios, haverá também, como falou ontem o Alexandre, os estudantes que foram mais nascidos vão também ser bonificados com brindes, cabras de celulares, enfim, haverá todo o trabalho feito para que a criança seja também estimulada a estar presentes, está aqui o Diego, que é o gerente.
É a principal coisa da Secretaria de Educação, como é a saúde, com a principal função da Secretaria de Saúde, gerar saúde. Então, educação, gerar educação e é isso que nós queremos aqui apresentar a vocês e mostrar que a chave foi virada aqui na gestão do Preto Ramos e o nosso foco é o aprendizado das crianças, tá pessoal? Tem um Saeb e o Saeb é só investir com o investimento, maximizando que tem que ter retorno. E o retorno do aprendizado é avaliado com o resultado.
ENTREVISTA PANMELLA:
Hoje o cenário de Alfabetização em Paulista, pelo Índice de Criança Alfabetizada é de 55% dos estudantes alfabetizados no segundo ano, a gente não conseguiu atingir a meta prevista pra idade. Após o projeto a gente espera que pelo menos a gente atinja a 60 a 65%.
Pra conseguir atingir um número maior de estudantes, proporcionar efetivamente essa recomposição para todos os estudantes, garantindo esse direito de ser alfabetizado na idade certa, a gente precisou realmente colocar essa aula extra. É uma aula totalmente pensada e voltada para o estudante, para o nível que eles estão nesse momento. O material pedagógico tá sendo montado pensando nisso, e os demais estudantes não vão ficar de fora, está sendo proporcionado aulas também pensadas nessa recomposição dentro do horário de aula normal. Estão participando 20 escolas de anos iniciais que são escolas que possuem uma quantidade grande de turma de segundo e quinto ano, então colocamos ela em foco. É onde a gente percebeu que tem uma quantidade bem maior estudantes nesse nível e 17 escolas do nono ano.
ENTREVISTA GILBERTO:
Estamos com uma grande expectativa, uma vez que esse projeto aqui é pioneiro, nunca houve um projeto nessa proporção aqui na cidade. Vamos atingir quase 3000 alunos de 2º, 5º e 9º ano. Segundo e quinto ano como recomposição e o nono ano que é o preparatório para o SAEP e o SAEB, que são ações externas importantes, que contribui não só para indicar o nível de aprendizagem no nosso município, mas também dependendo do resultados, obtenção de recursos para a cidade. Paulista pode ampliar a arrecadação de ICMS educacional em mais de 6 milhões de reais só com essa avaliação.
Paulista lança programa de recomposição da aprendizagem e preparação para avaliações externas
A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação, deu início ao Programa de Alfabetização e Letramento Escola Prime, que tem como objetivo principal a recomposição da aprendizagem de estudantes da Rede Municipal. A iniciativa contempla alunos do 2º, 5º e 9º ano, com metodologia personalizada para atender diferentes ritmos e desafios de aprendizado, além de oferecer formação voltada para professores.
As aulas acontecerão aos sábados, entre os dias 13 de setembro e 20 de novembro, em 20 escolas de anos iniciais e 17 unidades de ensino que atendem turmas de 9º ano, envolvendo mais de 2.000 estudantes. A proposta vai além das aulas tradicionais, com atividades recreativas, entrega de brindes e estímulos extras para engajar os alunos.
A gerente educacional Panmella destacou que o reforço é necessário diante dos índices atuais. “Hoje o cenário de alfabetização em Paulista, pelo Índice de Criança Alfabetizada, é de 55% dos estudantes alfabetizados no 2º ano. Não conseguimos atingir a meta prevista para a idade. Após o projeto, a expectativa é alcançar entre 60% e 65%”, afirmou. Segundo ela, a aula extra foi pensada para respeitar o nível de cada estudante. “O material pedagógico está sendo montado com esse foco, garantindo o direito de ser alfabetizado na idade certa.”
O secretário de Educação, Gilberto Sabino, ressaltou o caráter inovador da ação. “Estamos com uma grande expectativa, uma vez que este projeto é pioneiro, nunca houve algo nessa proporção aqui na cidade. Vamos atingir quase 3 mil alunos. Além da recomposição nos 2º e 5º anos, o 9º ano terá foco no preparatório para o SAEP e o SAEB. Essas avaliações são fundamentais, pois, além de medir o nível de aprendizagem, podem ampliar a arrecadação do ICMS educacional em mais de 6 milhões de reais para o município”, explicou.
Já o secretário Executivo Educacional, Gláucio Ramos, destacou a centralidade do programa na gestão atual. “Assim como a Secretaria de Saúde tem como função primordial gerar saúde, a de Educação precisa gerar aprendizagem. Esse é o nosso compromisso. O investimento que fazemos tem que ter retorno, e o retorno é o aprendizado das crianças, que será avaliado nas provas externas”, pontuou.
O Escola Prime reforça os conceitos de equidade – garantindo mais recursos e oportunidades para quem mais precisa – e de letramento, que é a capacidade de usar leitura e escrita em diferentes contextos sociais. A iniciativa busca não apenas recuperar defasagens, mas também preparar os estudantes para desafios futuros.
Quer que eu prepare também uma versão reduzida para redes sociais (com chamada mais curta e impacto direto)?
Comentários
Postar um comentário