Formação GVD acontece durante esta semana, no CRAS I, com o Governo do Estado e Federal junto a equipe do Programa Criança Feliz, coordenadores e supervisores
No estado de Pernambuco, o município de Gravatá foi selecionado para participar de uma pesquisa de relevância nacional, realizada em parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Governo do Estado e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).
A participação de Gravatá nesta pesquisa nacional é resultado do empenho da gestão municipal, que tem priorizado ações voltadas à primeira infância e fortalecido a rede de proteção social. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, tem atuado de forma integrada com os órgãos federais e acadêmicos, reafirmando seu compromisso com a inovação e a qualificação dos serviços prestados às famílias gravataenses.
O estudo tem como foco o aprimoramento das políticas públicas voltadas à primeira infância no âmbito do SUAS, especialmente no que diz respeito ao ordenamento das visitas domiciliares realizadas pelo Programa Criança Feliz.
A pesquisa será conduzida por meio de um ensaio randomizado com grupo de controle, metodologia que permite avaliar com rigor científico os impactos das intervenções propostas. Gravatá se destaca como um dos municípios escolhidos para integrar essa etapa.
Durante a programação do Mês da Primeira Infância, que acontece de 25 a 29 de agosto, essa semana acontece uma formação no CRAS I com participação do Governo do Estado e Federal junto à equipe do Programa Criança Feliz, coordenadores e supervisores.
Compuseram a mesa coordenadora do PCF em Gravatá, Patrícia Santos; a coordenadora do PCF estadual de Pernambuco, Maria Adélia; a secretária de Assistência Social e Juventude, Maria Gorete; a gerente da Proteção Básica do Estado, Luzia; e a formadora, Dra. Alexandra; e o representante do Ministério de Desenvolvimento, Paulo.
De acordo com a coordenadora estadual do Programa Primeira Infância nos Suas Criança Feliz, Maria Adélia: _*“Estamos apoiando a USP e o MDS, que estão apresentando a nova proposta da metodologia para o reordenamento do Programa Primeira Infância nos Suas Criança Feliz que foi validado em 2023 e foi criado uma nova metodologia para a visita domiciliar que vai ser executada em Gravatá. Nós temos seis municípios no Nordeste e em Pernambuco Gravatá foi escolhido por uma determinação MDS e USP para estar nessa execução desta nova proposta durante um ano e aí daqui a um ano a gente vai avaliar na parte qualitativa e quantitativa os avanços dessa nova metodologia para ser novamente revalidado pelos conselhos e pelos colegiados para que esse reordenamento venha a acontecer. É um prazer estar aqui em Gravatá contribuindo mais uma vez para a atuação da primeira infância dentro da assistência social e a sua intersetorialidade nas demais políticas públicas municipais”.
Maria Gorete, secretária de Assistência Social e Juventude, comentou que: _*“É uma ação muito importante, porque logo no início da gestão pegamos esse programa praticamente parado. Não existia esse desenvolvimento. Então, a equipe foi atrás, foi no Estado, revitalizou esse programa e hoje nós estamos como referência no Estado de Pernambuco. Gravatá foi escolhido por todo esse trabalho que foi feito, que foi desenvolvido, que foi acompanhado e nós nos tornamos referência no Estado. Foram quatro estados escolhidos pelo MDS do Programa Federal para essa pesquisa, e Gravatá em Pernambuco foi escolhido pelo trabalho que foi desenvolvido por todo o caminho que a gente vem conseguindo, e hoje a gente tem um programa que realmente se destaca no país”.*_
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Marcone Barros (SECOM)