Formação reforça condutas étnicas e valorização da diversidade nas escolas de Paulista

Antônio Assis
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Nos dias 16 e 17 de julho, a Coordenação de Direitos Humanos, Étnico-Raciais e de Gênero, da Secretaria de Educação do Paulista, participou da formação promovida pela empresa RM terceirização, voltada para colaboradores escolares que atuam nas funções de serviços gerais, porteiros, agentes administrativos e vigias. A atividade teve como foco o aprimoramento das práticas profissionais na comunidade escolar, com ênfase na postura antirracista e de respeito a diversidade de gênero. Atividade ocorreu no auditório da Secretaria.

A participação da Coordenação contribuiu ativamente com o momento formativo, trazendo reflexões e orientações voltadas à valorização da diversidade, ao combate ao preconceito e à promoção de uma cultura institucional mais inclusiva.

Durante a formação, foram discutidos temas fundamentais como: a importância do acolhimento e do respeito mútuo no espaço escolar; condutas éticas no exercício das funções de apoio escolar; enfrentamento de atitudes discriminatórias e preconceituosas; e valorização da diversidade étnico-racial e de gênero.

Para a coordenadora de Direitos Humanos, Étnico-Raciais e de Gênero da Secretaria, Débora Nascimento, o encontro foi mais um passo importante no fortalecimento de uma educação baseada nos princípios dos direitos humanos.

“Estar presente nesse tipo de formação é fundamental. São esses profissionais que fazem o primeiro contato com os alunos, famílias e visitantes. Quando eles compreendem a importância da escuta, do respeito e da valorização das diferenças, conseguimos construir uma comunidade escolar mais justa, acolhedora e representativa de toda a nossa diversidade”, destacou Débora.

A formação foi recebida de forma positiva pelos participantes, que demonstraram sensibilidade e compromisso com a construção de um cotidiano escolar mais inclusivo, ético e respeitoso. A iniciativa fortalece o papel da escola como espaço de diálogo, cidadania e transformação social.

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