Núcleo de Prática Jurídica retoma atendimento ao público



Espaço oferece orientações jurídicas em diversas áreas do direito ao público em geral   

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) retomou suas atividades esta semana. O NPJ oferece orientações jurídicas e, se necessário, judicialização de casos aos servidores e estudantes da UFPE, bem como às comunidades de Recife e Região Metropolitana (RMR) em diversas áreas do direito. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h e das 14 às 20h, e fica localizado na rua do Hospício, n.º 619, 2º andar, no bairro da Boa Vista.

O NPJ é formado pelo Núcleo de Atendimento aos Vulneráveis (NAV), que oferece orientações jurídicas nas áreas de direito de família, sucessões e de relações consumeristas e tributárias (IPTU). O público-alvo deste núcleo em específico são pessoas com renda familiar mensal de até três salários mínimos, além de servidores e alunos da UFPE.

Também integra o NPJ o Núcleo de Conciliação, Mediação e Arbitragem (Nucoma). O espaço, voltado ao público em geral, promove a solução de conflitos dos clientes assistidos pelo núcleo nas áreas de família; sucessões; e relações consumeristas. Já o Posto de Atermação da Justiça Federal, outro espaço do NPJ, é responsável por promover orientações jurídicas nas áreas de competência da Justiça Federal em questões previdenciárias, FGTS e habitação (Caixa Econômica Federal). Também é voltado ao público em geral.

APRENDIZADO - Além de ser um espaço de assistência ao público, o NPJ funciona como local de aprendizagem prático-jurídica para estudantes da graduação de Direito. Seu objetivo é proporcionar aos estudantes o campo de preparação para as atividades jurídicas, especialmente, para a advocacia. Atuam no núcleo alunos que estejam cursando Direito a partir do 7º período. Todas as ações judiciais são orientadas, assinadas e acompanhadas pelos professores orientadores. O NPJ é coordenado pelos professores Paulo Bandeira e Leônio Alves. O coordenador do Núcleo de Conciliação, Mediação e Arbitragem é o professor Daniel Meira.

Mais informações

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa