Festa da co-padroeira marca abertura do Ano Jubilar de 75 anos da Paróquia de Santa Isabel Rainha de Portugal, em paulista

  

A igreja é tombada pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural e nela estão sepultados os despojos do mártir da Revolução Pernambucana de 1817, Padre João Ribeiro.

A Paróquia de Santa Isabel Rainha de Portugal, na cidade do Paulista, está se preparando para um momento especial de fé e devoção com a chegada da celebração da Co-padroeira e o início do ano jubilar em honra à sua construção histórica. Com missas, procissões e apresentações culturais a festividade será de 30/06 a 07/07. O templo religioso localizado na Avenida Floriano Peixoto, no Centro do Paulista, é um dos principais cartões postais da cidade, onde se tornará o epicentro das festividades que reúnem não apenas fiéis locais, mas também devotos de toda a região.

Com o tema: Santa Isabel, modelo de oração e caridade. Os preparativos para as celebrações que marca não apenas um marco temporal, mas também uma oportunidade para os fiéis renovarem seus votos de fé e gratidão estão em pleno vigor. O pároco, Padre Adriano Chagas, expressou sua expectativa pela importância deste período: "Este ano jubilar não é apenas uma celebração do passado, mas um momento para fortalecer nossa comunidade e reavivar nosso compromisso com os ensinamentos de nossa Co-padroeira." A programação inclui uma série de atividades litúrgicas e comunitárias, “Padres de outras paróquias da Arquidiocese virão celebrar aqui conosco, promovendo em suas homilias um grande retiro espiritual para enriquecimento do povo de Deus”, completou o pároco.

Os fiéis estão sendo convidados a participar ativamente, trazendo flores e pães como símbolos de devoção à Co-padroeira, cuja intercessão é venerada por muitos como fonte de consolo, esperança e caridade. Após a liturgia, haverá um momento de quermesse atrás da paróquia, como forma de confraternização das famílias dos paroquianos..

Programação

Os preparativos já estão em pleno curso, neste domingo, (30.06), às 16h, a comunidade paroquial celebrará o aniversário de 74 Anos da construção da igreja e abertura do ano jubilar com missa celebrada pelo Pe. Damião Silva, logo após a celebração haverá um momento de louvor com o padre e sua banda. Nos dias 01 e 02/07, haverá a oração do santo terço nas comunidades. Entre os dias 03/07 à 07/07 a programação contará com missas, procissões e eventos culturais. No domingo (07), dia da festa, terá a tradicional alvorada com fogos, às 6h; missa solene presidida pelo Monsenhor Josivaldo Bezerra, vigário Geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, às 7h. Já às 15h, uma procissão pelas ruas da cidade até a Igreja Matriz, com missa de encerramento, que será celebrada às 16h, pelo Pe. Jurandir Ferreira

Na missa de encerramento da festa haverá a tradicional bênção dos pães e das rosas, pois esses dois elementos representam a bondade da Rainha e Santa Isabel. A história conta que ao sair do castelo com pães e moedas escondidos na roupa para fazer caridade, a Rainha Isabel foi interceptada pelo Rei, que não concordava com suas atitudes, que teria a perguntado sobre o que ela estava carregando. De acordo com relatos, a Rainha respondeu que eram rosas e mostrou o conteúdo escondido em seu vestido, onde só haviam rosas, ao contrário dos pães e moedas que ela tinha colocado.

A Paróquia de Santa Isabel Rainha de Portugal é formada por sete comunidades: Paulista Centro (sede paroquial), Nobre, Maranguape I, Jardim Maranguape, Aurora, Catolé e Jaguaribe. O templo é considerado Imóvel Especial de Preservação e Patrimônio dos paulistenses, e nela está sepultado o crânio do padre João Carlos Ribeiro de Melo Montenegro, um dos heróis da Revolução Pernambucana de 1817.

A festa de Santa Isabel Rainha de Portugal, em Paulista, pode ser acompanhada pelas redes sociais oficiais da Paróquia (@pascomsantaisabel).

Dia da Padroeira

A Festa Litúrgica de Santa Isabel é comemorada no dia 4 de julho. Para esta data, está prevista, no horário da manhã, a distribuição de um café da manhã para as famílias carentes cadastradas na paróquia.

Programação completa

Durante a semana, as missas acontecem sempre às 19h. Aos sábados, ocorrem às 17h30, e aos domingos às celebrações serão às 16h.

Domingo (30/06)

16h - Missa

Celebrante: Pe. Damião Silva

19h - Atração Cultural

Segunda-feira (01/07)

Oração do Terço nas Comunidades

Terça-Feira (02/07)

Oração do Terço nas Comunidade

Quarta-Feira (03/07)

12h - Hora da Graça

Celebrante: Pe. Adriano Chagas

18h - Procissão da Bandeira saindo do Bairro do Nobre

19h - Missa

Celebrante: Revma. Dom Fernando Saburido (Arcebispo Emérito da AOR)

21h - Atração Cultural

Quinta-feira (04/07) Dia de Santa Isabel Rainha de Portugal

06h30 - Café da Manhã aos mais necessitados

19h - Missa

Celebrante: Revma. Dom Paulo Jackson (Arcebispo de Olinda e Recife)

21h - Atração Cultural

Sexta-feira (05/07)

19h - Missa

Celebrante: Pe. Hewerton de Castro

21h - Atração Cultural

Sábado (06/07)

17h30 – Missa

Celebrante: Mons. Gilson José (Vigário Episcopal do Vicariato Cabo)

21h - Atração Cultural

Domingo (07/07)

06h – Alvorada

07h – Missa com o Mons. Josivaldo Bezerra (Vigário Geral da Arquidiocese de Olinda e Recife)

15h - Procissão pelas Ruas com o Andor da Santa saindo da Capela Coração de Jesus em Arthur Lundgren I

16h – Missa de encerramento.

Abertura do Ano Jubilar (1950 – 2025)

Um verdadeiro cartão postal da cidade de Paulista. Em 2025, a paróquia completará 75 anos de criação. Conhecida como igreja de tijolinhos vermelhos, o templo é dedicado a Santa Isabel Rainha de Portugal. A abertura do ano jubilar da paróquia de Santa Isabel Rainha de Portugal promete ser um período de reflexão espiritual e renovação da fé, proporcionando uma oportunidade única para todos os presentes fortalecerem sua relação com Deus e uns com os outros. Este período é marcado não apenas pela celebração, mas também pela união e pelo crescimento espiritual da comunidade católica local.

Templo Religioso

A Igreja tem 60m de altura, estilo eclético (romano, neoclássico, neogótico) e foi todo edificado com tijolo aparente. A pintura de fundo dos altares é do artista plástico Hildebrando Eugênio, que também é autor da bandeira da cidade do Paulista. As janelas, originalmente em vitrais, foram restauradas em 1988, mas se desgastaram e foram substituídas por basculantes.

Hoje a Igreja de Santa Isabel é considerada Imóvel Especial de Preservação e patrimônio dos pernambucanos. O acesso ao templo é feito pelo nártex de entrada, sobre ele, um coro, dois nichos laterais, um de acesso ao coro e à torre sineira, e o outro, onde estão sepultados os despojos do mártir da Revolução Pernambucana de 1817, Padre João Ribeiro. O crânio do padre João Ribeiro esteve guardado no Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco, onde ficou exposto ao público até 2001. O IAHGP junto com o governo de Pernambuco, a Arquidiocese de Olinda e Recife, o vigário da Igreja de Santa Isabel, o prefeito e o secretário de turismo do Paulista decidiram enterrá-lo com merecido respeito, em 29 de outubro de 2001, o crânio do padre João Ribeiro foi sepultado num túmulo construído especialmente para ele dentro da Igreja de Santa Isabel, após quase dois séculos de seu falecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa