Blog da Folha
Conforme avaliação do projeto Ranking Nacional da Transparência, patrocinado pela Câmara de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal (MPF), divulgada na última quarta-feira (8), Recife recebeu nota 10 e passa a ocupar a primeira colocação na pesquisa, ao lado de municípios como Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. No último estudo realizado pelo MPF, no ano passado, o município obteve nota 8,4 e ocupava o oitavo lugar.
A cidade também é lembrada em outros órgãos como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Controladoria-Geral da União (CGU) e ainda a ONG Contas Abertas. A Controladoria Geral do Município é responsável pelas informações que o município disponibiliza no Portal da Transparência.
Segundo avaliação do MPF o nível de transparência de estados e municípios brasileiros aumentou cerca de 31% em seis meses, a partir da atuação do ministério em todo o país. Após a expedição de mais de 3 mil recomendações, em dezembro do ano passado, o Índice Nacional de Transparência – média de notas alcançadas por todos os municípios e estados brasileiros – subiu de 3,92, em 2015, para 5,15, em 2016. Estados e municípios que ainda descumprem as leis de transparência serão acionados judicialmente.
A avaliação se baseou em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas. Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez.
Reforço
A Prefeitura do Recife nomeou esta semana dez aprovados no concurso público para o cargo de Analista de Controle Interno. Eles vão atuar na Controladoria Geral do Município, auxiliando no controle das áreas de finanças, obras públicas e na otimização do gasto público. O concurso público para o cargo foi realizado em setembro de 2014 e até o momento 39 pessoas aprovadas já foram convocadas.