UTI do Cisam fechada há três anos

Folha-PE
Representantes do Sindicato dos Servidores da Universidade de Pernambuco (Sindupe) denunciam que a Unidade de Terapia Intensiva Materna do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), hospital de referência no Estado na área de assistência integral à mulher, está fechada, há três anos, por falta de servidores.
Na última quinta-feira (18), foi aberta uma seleção simplificada para contratação de sete médicos que vão atuar na neonatologia da unidade foi lançada pelo Governo do Estado.
Segundo a categoria, a maternidade foi fechada em 2012 para uma reforma, que teve a pretensão de construir um local para prestar assistência às mães e seus bebês. Em 2013, a UTI materna foi construída e entregue com todos os equipamentos, porém até agora não foi inaugurada, por falta de servidores.
“O déficit dentro da maternidade era grande, em 2012 foi aberto um concurso público, e os profissionais que entraram mal conseguiram suprir a necessidade da maternidade, então UTI não foi comtemplada. A falta de servidores é muito grande”, contou Pedro Henrique Sobral, diretor de cominucação do Sindupe.
Com a falta da UTI materna do Cisam, as recém-mães ficam alojadas no bloco cirúrgico. O Sindicato atribui o caso à falta de servidores técnico-administrativos e reivindicam a convocação dos aprovados no concurso de 2012 para que os leitos que estão fechados possam ser ativados.
“A maternidade tem todos os equipamentos e estrutura suficiente para abrigar mãe e criança. Nos casos em que a mãe precisa de um leito em uma UTI materna para ficar junto do seu bebê, várias vezes já precisamos recorrer à outros hospitais, que em algumas situações, precisam forçar a alta de algum paciente para dar vaga a um caso mais grave”, revelou Sobral.
    A assessoria de comunicação do Cisam informou que a UTI está pronta mas nunca foi aberta , por falta de pessoal, e que uma negociação está sendo feita para a convocação de mais profissionais do concurso de 2012.

    Imagens mostram abandono da unidade
    “A Universidade de Pernambuco (UPE) informa que já está concluindo negociação com o Governo do Estado, para autorização de convocação de profissionais do concurso ainda vigente (2012) e para realização de novo concurso público para preenchimento das vagas existentes, não só para o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), mas para o Complexo Hospitalar da UPE, composto ainda pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e pelo Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape). Informa, ainda, que foi aberta seleção simplificada para a unidade em questão, com o objetivo de preenchimento de sete vagas para médicos neonatologista”.

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    OPERAÇÃO UNBLOCK

    Nota de Esclarecimento

    Nota à Imprensa