Sede do MinC no Recife é palco de mobilizações
Atos como este do Recife ocorrem em outras 21 cidades pelo País (Foto: Marcelo Montanini/Folha de Pernambuco)
Blog da Folha
Apesar do anúncio, neste sábado (21), de recriação do Ministério da Cultura (MinC), a sede da organização no Recife, localizada na rua do Bom Jesus, no bairro do Recife, é palco de mobilizações neste domingo (22). O ato faz parte de uma mobilização nacional, puxado pela Frente Nacional de Teatro, com a participação de outros setores, como movimentos sociais e sociedade civil.
Atos como este do Recife, que consistem em ocupações de sedes do MinC ou do Iphan, ocorrem em outras 21 cidades pelo País. Os participantes do evento leram um manifesto. Além disso, acontecem intervenções artísticas, com música, poesia e encenação.
Participantes promovem intervenções artísticas, com música, poesia e encenação (Foto: Jedson Nobre/Folha de Pernambuco)
O manifesto, lido para os presentes, defende que “a produção, a circulação e fruição da Cultura são direitos garantidos pela Constituição” e que a “Cultura não é um comércio do entretenimento”.
A recriação do MinC foi vista como um “cala boca” do governo do presidente interino Michel Temer (PMDB), e os artistas, que dizem não reconhecer a gestão, vão continuar as ocupações no MinC e no Iphan. Durante esta semana, os manifestantes vão se reunir para deliberar novas ações, promovendo novas ações culturais e sociais.
Com informações de Marcelo Montanini, da Folha de Pernambuco
Comentários
Postar um comentário