Projeto quer preservar o histórico edifício Holiday

Marcílio Albuquerque
Folha-PE

Sessenta anos separam a inauguração do edifício Holiday, em 1956, e o estado de abandono atual. A construção singular em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, amarga problemas que atravessaram o tempo sem abrir mão do seu poder histórico, sendo pioneiro entre as concepções modernistas da época.

O desejo de manter toda essa atmosfera de pé motiva agora um projeto de Lei na Câmara de Vereadores. A medida busca transformá-lo em um Imóvel Especial de Preservação (IEP), mantendo suas características originais e impedindo sua demolição. Do alto das janelas de seus 456 apartamentos, diferentes trajetórias de vida observam a nova Cidade que se formou após décadas de mudanças. Um pedido de socorro parece ecoar.

O formato em meia lua ainda consegue impactar as pessoas que transitam pela rua Salgueiro, a poucos metros do mar. A má fama de alguns dos frequentadores, ora tida como injusta, acaba em segundo plano. O prédio, de 17 andares e servindo de abrigo para mais de três mil famílias, não perdeu seus encantos.

“Aprendemos a superar um problema de cada vez. Sem dinheiro e sem ajuda, o trabalho é difícil e tem que ser feito com paixão”, afirmou o síndico Rufino Neto, 32 anos, que assumiu o posto há três meses, após a morte do vizinho que ocupou a cadeira por mais de 10 anos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa