Pesquisa aponta falta de conhecimento dos brasileiros sobre meningite

Antônio Assis
0
Vacinação deve ser feita tanto nas crianças como na famíliaFoto: Guga Matos/Acervo JC Imagem

Priscila Miranda
NE10

Uma pesquisa internacional revela que doença meningocócica bacteriana no Brasil é assunto envolto em bastante desconhecimento por grande parte da população. De acordo com dados da pesquisa conduzida pela indústria farmacéutica GSK, realizada entre fevereiro e março deste ano em cinco países, pais e mães apresentam muita insegurança com relação aos riscos que a infecção pode causar aos filhos. Cerca de 70% dos responsáveis brasileiros avaliaram que não sabem o suficiente sobre os diferentes sorogrupos da meningite e 52% não conhecem ou não têm certeza de que existem diferentes bactérias que causam a doença.

Apesar do pouco conhecimento sobre o problema, o medo influenciou bastante a opinião dos pesquisados. Entre 14 doenças listadas na pesquisa, a meningite foi considerada a que apresenta maior risco à saúde dos filhos por 64% entrevistados brasileiros. Feita com 5 mil pessoas no Brasil, Canadá, Alemanha, Itália e Portugal, a pesquisa também mostra que, de uma lista de 14 doenças com prevenção através da vacinação, a doença meningocócica é considerada pelos responsáveis como a de maior risco à saúde dos filhos (57%), seguida por Hepatite B (34%), doença pneumocócica (27%), poliomielite (25%), tétano (20%) e coqueluche (17%).

“Observou-se que a maioria dos pais não possuem informações claras e não tinha ideia de como a doença é causada, além de não distinguir os subgrupos e as formas de vacinação”, comenta Felipe Lorenzato, gerente-médico da GSK.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)