Arquivo Nacional ajuda Arquivo Público a digitalizar acervo do DOPS

Antônio Assis
0
Blog da Folha

Uma equipe técnica do Arquivo Nacional, liderada por Carla Lopes, da Coordenação do Centro de Referência Memórias Reveladas, está desde esta terça-feira (24) no Recife para dar suporte à equipe do Arquivo Público Estadual na supervisão do processo de digitalização dos arquivos do DOPS. A digitalização está sendo realizada graças a uma parceria entre o Arquivo Nacional e o Arquivo Público Estadual de Pernambuco e tem previsão de conclusão para 10 meses.

O grupo técnico foi recebido pelo diretor do Arquivo Público Estadual, Evaldo Costa, que comandou reunião na qual foram tratados aspectos fundamentais do tratamento a ser dado à documentação. “Temos aqui um extraordinário manancial de informações reunido pela polícia política entre os anos 40 e a segunda metade da década de 1980, quando extinção do DOPS no segundo governo Arraes”, lembrou Evaldo.

Segundo ele, a documentação mostra com clareza a opressão exercida por uma elite autoritária e patrimonialista sobre o povo brasileiro ao longo de décadas, independentemente de vivermos regimes ditatoriais ou períodos de democracia formal.

“Impressiona ver como eram monitorados lideranças como Miguel Arraes e Pelópidas Silveira muitos antes de eles terem força política para efetivamente disputar o poder no estado. Eram alvos porque os agentes da repressão sabiam que eles ficariam, sempre, do lado dos dominados”, relembrou Evaldo, acrescentando ser vital a preservação e a ampliação do acesso a esta documentação.

“Queremos que as futuras gerações compreendam a importância de lutar para que coisas assim jamais voltem a acontecer”, acentuou.

Os técnicos ficam no Recife até esta quarta (25), mas voltam em breve para nova etapa do trabalho. O Acervo do DOPS está acondicionado numa sala 150 metros quadrados nas instalações do Arquivo Público da Rua Imperial. As condições são consideradas satisfatórias tanto do ponto de vista das técnicas de arquivologia quanto no que diz respeito à estrutura física do local.

“Mas temos apoio do governo, principalmente do governador Paulo Câmara e do secretário da Casa Civil, Antônio Figueira, para aperfeiçoar cada vez”, disse Evaldo.

Além de Carla Lopes, o grupo técnico do AN é composto por Cristina Santos, Alex Holanda e Maria Julia Faissal, especializados em gestão de acervos, tecnologia da informação e normatização.

“Para nós do Arquivo Nacional, o acervo de Pernambuco é um dos mais importantes do Brasil e para nós é absolutamente prioritário estar junto com o pessoal do Arquivo Público no cuidado com essa documentação”, disse Carla Lopes.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)