Pacientes temem cirurgia de catarata em mutirões

Antônio Assis
0
Diário de Pernambuco

A notícia de que mutirões de cirurgia de catarata deixaram pessoas cegas em São Paulo tem provocado uma debandada dos procedimentos gratuitos realizados em Pernambuco. O medo tem levado muitos pacientes, sobretudo do interior, a desistir de realizar a cirurgia. Cerca de um terço das intervenções marcadas pela Caravana da Visão - Unidade Móvel Cirúrgica, da FAV, foi cancelado pelos pacientes nos últimos meses. A unidade de saúde tem feito busca ativa para convencer as pessoas a realizarem as cirurgias.

Mais de 100 cirurgias foram canceladas entre fevereiro e março. Dessas, pelo menos 90% tinham como único motivo o medo. “Começamos a enviar enfermeiros e assistentes sociais às casas para tranquilizar os pacientes e explicar que o nosso procedimento é completamente diferente do que foi realizado em São Paulo. O grande problema de cancelar a cirurgia é que essas pessoas vão continuar na linha da cegueira, a catarata vai se agravando”, afirmou o coordenador de projetos sociais e unidades avançadas da FAV, Guibson Trindade.

Segundo ele, as cirurgias do projeto são gratuitas e ocorrem há 13 anos, sem nenhum registro de cegueira. “Nesta semana, novas notícias sobre o caso de São Paulo vieram à tona e estamos alertando a população para ficar tranquila”, acrescentou Trindade.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)