Blog do Jamildo
Em sessão especial, realizada nesta quinta-feira (30), foi empossada a nova mesa diretora do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), para o biênio 2016/2017. O conselheiro Carlos Porto é o novo presidente em substituição ao conselheiro Valdecir Pascoal, que concluiu o seu mandato no último dia 31.
Após a cerimônia, o novo presidente disse que o apoio da sociedade é fundamental na condução de seu mandato. “Estamos enfrentando uma crise num momento de aperto nas contas é muito importante que a sociedade faça denúncias de irregularidades para que possamos agir de forma ainda mais eficaz”, disse.
Carlos Porto tem 65 anos, é bacharel em Direito e ingressou no Tribunal em 1990, nomeado para o cargo de conselheiro pelo então governador Carlos Wilson Campos. Esta é a quarta vez que ele assume a presidência da Instituição.

Na ocasião também foi empossada também a nova mesa diretora. A vice-presidência será ocupada pelo conselheiro Marcos Loreto; o conselheiro Dirceu Rodolfo assume a Corregedoria do Tribunal; o conselheiro João Campos será o novo diretor da Escola de Contas; o cargo de Ouvidor será exercido pelo conselheiro Ranilson Ramos; a conselheira Teresa Duere e o conselheiro Valdecir Pascoal serão, respectivamente, os presidentes da Primeira e Segunda Câmaras do Tribunal.
“Desejo dentro das minhas limitações ajudar a reconstruir este País para que se transforme efetivamente na pátria da educação, da saúde e da segurança para o povo”, concluiu Porto.
Em ano eleitoral, o desafio de Carlos Porto é intensificar as ações preventivas com grande parte dos prefeitos enfrentando crise nas receitas. Entre as principais auditorias concluídas e levadas à votação na Câmara do tribunal em 2016. Dois dos estão o contrato da Arena Pernambuco e o Presídio de Itaquitinga.
À frente do processo da Arena, o conselheiro-relator, Dirceu Rodolfo, disse em julho que aguardava a divulgação do estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) – entregue em dezembro – antes de levar a julgamento do mérito.
Na cerimônia, vários nomes do cenário político pernambucano estiveram presentes. Entre eles: o governador Paulo Câmara, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, os deputados federais Mendonça Filho e Tadeu Alencar, o deputado estadual Silvio Costa Filho e o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes entre outros.