Baixa procura para recadastramento preocupa TRE
Desembargador Antonio Carlos teme que Olinda e Paulista fiquem sem segundo turno (Foto: Luciano Costa/Ascom/TJPE)
Blog da Folha
Com o prazo estipulado chegando ao fim e a baixa procura pelo recadastramento e a biometria, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) convoca a população para realizar a revisão do título de eleitoral. O Tribunal alerta que 24 cidades que passarão ao processo de reconhecimento digital estão com o número de eleitores que realizaram o cadastramento das digitais a baixo do esperado.
Dos municípios incluídos no ciclo, que compreende as cidades de Bezerros, Bom Jardim, Bonito, Glória do Goitá, Limoeiro, Nazaré da Mata, Olinda, Passira, Paulista, Petrolina, Santa Maria do Cambucá e Vitória de Santo Antão, de acordo com o presidente do tribunal, o desembargador Antônio Carlos Alves da Silva, nenhum atingiu a margem de 70% do eleitorado revisado.
Uma atenção especial aos municípios de Olinda e Paulista, que correm o risco de não ter segundo turno por não atingir quociente eleitoral mínimo de 200 mil eleitores. “Como para o TSE eleitor é quem está com o título regularizado, se a eleição fosse hoje, ambos perderiam a possibilidade de realizar o segundo turno”, afirmou o presidente do TRE-PE. Ambos têm, respectivamente, 111.738 e 89.707 cadastrados, até o momento.
“O prazo não será ampliado e a baixa procura no período de janeiro a fevereiro pode prejudicar aqueles que deixaram para fazer a revisão no dia 31 de março, quando encerram as atividades.” Atento às dificuldades e na busca por maximizar o número de eleitores atendidos, o TRE-PE anunciou nesta quinta-feira (14) uma série de medidas.
“Com prazo curto e dificuldades estruturais, estamos contando com o comprometimento dos servidores públicos, e os guichês passarão a funcionar também nos finais de semana, além disso, o atendimento passará a ser misto, ou seja, a prioridade é de quem agenda, mas, se houver vaga, o cidadão será atendido na hora que chegar”, explicou o desembargador Antônio Carlos.
“Vamos intensificar, também, as comunicações para convocar os eleitores, firmando parcerias com outros órgãos e entidades públicas e privadas. Também estamos mantendo diálogo com prefeituras e câmaras municipais. Ainda estamos mobilizando juízes eleitorais e autoridades públicas para cooperarem com o recadastramento do eleitor e para a divulgação”, informou.
Outra forma de facilitar o cadastro foi ampliar o número de guichês, sendo que os quatro maiores municípios (Olinda, Paulista, Petrolina e Vitória de Santo Antão) ganharão 91 novos postos de atendimento. O tribunal tenta ainda, junto ao governador Paulo Câmara (PSB), viabilizar um novo posto, localizado no Centro de Convenções de Pernambuco.
A revisão do título de eleitor com coleta biométrica é feita de forma gratuita e o prazo para o recadastramento é até 31 de março de 2016. Quem não fizer o recadastramento poderá ter seu título cancelado, ou seja, sofrerá restrições no CPF, perdendo benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, será impedido de tomar posse em cargo público, deixará de obter passaporte, entre outros transtornos.
Comentários
Postar um comentário