Moradores do Chega Mais e Cajueiro recebem título de posse da prefeitura

Antônio Assis
0
“Hoje o meu sentimento é de dever cumprido. Eu vou deitar a cabeça no travesseiro com a certeza que ajudei realmente quem mais precisava”. Foi com essas palavras o prefeito do Paulista, Junior Matuto, abriu nesta terça-feira (22.12) a solenidade de entrega dos títulos de posse às famílias residentes nas comunidades do Chega Mais e Cajueiro. O evento, que aconteceu no Clube da Caixa, no bairro do Janga, representa o desfecho exitoso de uma negociação emblemática envolvendo a prefeitura e uma empresa privada, que pretendia despejar centenas de moradores dessas duas localidades após arrematar as terras na Justiça.

A partir de agora, com o documento em mãos, as famílias têm a garantia de que vão continuar morando nas comunidades sem o temor de perder as casas. O título de posse fornecido pela prefeitura, inclusive, é o passaporte para a obtenção da escritura definitiva do imóvel, que será expedida por um cartório especializado. “Esperamos que nos próximos 20 dias a Condepe-Fidem (Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco) conclua o desmembramento da área privada, passando as terras pra prefeitura, que, por sua vez, devolverá para as famílias. Depois faremos a entrega das escrituras porta a porta”, revelou o prefeito.

As 246 famílias que receberam os títulos de posse nesta noite passaram por um cadastro social. Equipes da prefeitura percorreram as duas localidades para obter informações relevantes sobre os moradores de cada casa. Os dados ajudaram a administração municipal a traçar um diagnóstico completo a respeito da população residente na área arrematada pela empresa privada. O levantamento identificou que quase 800 famílias moram nas duas comunidades.

A auxiliar de serviços gerais, Cláudia Lopes, 48 anos, ficou angustiada quando ficou sabendo que poderia perder a casa que adquiriu com tanto esforço. “Graças a Deus, o prefeito comprou a nossa briga e conseguiu negociar com a empresa. Todos nos ficamos apavorados com a possibilidade de ter de sair das nossas moradias depois tanto tempo. Eu mesma moro na Rua Nitrato, no Chega Mais, há quase 10 anos, e jamais imaginei que pudesse acontecer uma coisa dessa natureza. Mas agora com o documento da prefeitura em mãos, podemos dormir sem medo”, avaliou.

A cessão das terras arrematadas pra prefeitura ocorreu em comum acordo, já que existia um débito da empresa junto ao município, que, por outro lado, deixou de receber os tributos para garantir a permanência das famílias na área. Além do prefeito, a negociação com os proprietários da empresa envolveu também gestores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Após receber o título de posse, o comerciante Rinaldo da Silva, 46 anos, revelou o sentimento de gratidão das famílias. “Depois desse evento de hoje, tenho certeza que ainda existe político que cumpre a palavra. Sei que esse documento ainda é provisório, mas pra mim já é como se fosse o definitivo. Agora é só uma questão de tempo”, disse. A expectativa da prefeitura é que entre os meses de fevereiro e março a população já possa contar com a escritura das casas.

Um evento semelhante como este deve ser realizado com outras famílias ainda neste ano. Marcaram presença no encontro: os secretários municipais João Luiz (Desenv. Urbano), Alcides Leitão (Habitação), Fabiana Bernart (Saúde), Fabiano Mendonça (Articulação Política), além dos vereadores Fabio Barros e Nelson Falcão, e lideranças comunitárias locais.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Paulista

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)