Operação Papai Noel apreende produtos irregulares no comércio
As equipes do Ipem visitaram estabelecimentos localizados na Região Metropolitana do Recife, onde foram apreendidos 349 brinquedos e 3.700 luminárias natalinas.Foto: Ipem-PE
NE 10
O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) apreendeu 349 brinquedos e interditou 3.700 luminárias na Operação Especial Papai Noel. A operação, que acontece desde o dia 7 de dezembro até esta sexta-feira (11), percorre o comércio varejista e atacadista para fiscalizar se produtos como brinquedos e luminárias natalinas atendem aos regulamentos estabelecidos pelo Inmetro.
De acordo com o Presidente do Ipem-PE, Pedro Paulo de Carvalho Neto, “é preciso estar atento aos requisitos obrigatórios para evitar a compra de produtos falsificados e de procedência duvidosa que coloquem em risco o consumidor”. Os estabelecimentos em que forem encontradas irregularidades terão até 10 dias para apresentar defesa ao Instituto e estarão sujeitos às penalidades previstas na lei, com multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão. Os consumidores podem apresentar denúncias por meio da Ouvidoria do Ipem-PE pelo telefone 0800.081.1526 ou pelo e-mail:ouvidoria@ipem.pe.gov.br.As equipes do Ipem visitaram estabelecimentos localizados na Região Metropolitana do Recife, onde foram apreendidos brinquedos que não apresentavam algumas das informações obrigatórias estabelecidas pelo Inmetro como: dados do fabricante ou do importador, CNPJ da empresa fabricante, país de origem e indicação de faixa etária (caso de brinquedos e bicicletas) e Selo de Certificação do Órgão. Além dos brinquedos, 3.700 luminárias natalinas, as quais não apresentavam certificação ou indicação de potência em watts.
Comentários
Postar um comentário