Operação Papai Noel apreende produtos irregulares no comércio

As equipes do Ipem visitaram estabelecimentos localizados na Região Metropolitana do Recife, onde foram apreendidos 349 brinquedos e 3.700 luminárias natalinas.Foto: Ipem-PE

NE 10

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) apreendeu 349 brinquedos e interditou 3.700 luminárias na Operação Especial Papai Noel. A operação, que acontece desde o dia 7 de dezembro até esta sexta-feira (11), percorre o comércio varejista e atacadista para fiscalizar se produtos como brinquedos e luminárias natalinas atendem aos regulamentos estabelecidos pelo Inmetro.

De acordo com o Presidente do Ipem-PE, Pedro Paulo de Carvalho Neto, “é preciso estar atento aos requisitos obrigatórios para evitar a compra de produtos falsificados e de procedência duvidosa que coloquem em risco o consumidor”. Os estabelecimentos em que forem encontradas irregularidades terão até 10 dias para apresentar defesa ao Instituto e estarão sujeitos às penalidades previstas na lei, com multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão. Os consumidores podem apresentar denúncias por meio da Ouvidoria do Ipem-PE pelo telefone 0800.081.1526 ou pelo e-mail:ouvidoria@ipem.pe.gov.br.As equipes do Ipem visitaram estabelecimentos localizados na Região Metropolitana do Recife, onde foram apreendidos brinquedos que não apresentavam algumas das informações obrigatórias estabelecidas pelo Inmetro como: dados do fabricante ou do importador, CNPJ da empresa fabricante, país de origem e indicação de faixa etária (caso de brinquedos e bicicletas) e Selo de Certificação do Órgão. Além dos brinquedos, 3.700 luminárias natalinas, as quais não apresentavam certificação ou indicação de potência em watts.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa