Diversas irregularidades são encontradas em trecho da Mata Atlântica em Paulista

Folha-PE

Construções irregulares, desmatamento e plantio de espécies impróprias para um trecho de Mata Atlântica foram encontrados durante uma vistoria na Mata da Jaguarana, em Paulista, Região Metropolitana do Recife, na manhã desta quarta-feira (9). A ação dos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente do município resultou na notificação de quatro famílias ocupantes da área.

Na abordagem, os fiscais identificaram uma pequena moradia construída com madeira, ocupando um trecho da mata já devastada. O invasor também cercou o terreno para delimitar a propriedade. No local, a equipe constatou a queima de espécies nativas e o emprego da técnica de anilhamento, retirada de parte da casca das árvores para impedir o fluxo de nutrientes, que provoca a morte da planta.

Foi encontrado, ainda, o plantio irregular de coqueiros, bananeiras e macaxeiras. As três espécies são consideradas exóticas e, por isso, não podem compartilhar um mesmo trecho da floresta. Um criadouro de animais feito de alvenaria também foi construído na área. A equipe do município contou com o apoio da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) e policiais militares do 17º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco.

As pessoas que foram notificadas devem procurar à Secretaria Municipal de Meio Ambiente nos próximos cinco dias. O órgão fica na Rua Djalma Dutra, s/n, Janga. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta, das 08h às 13h30.

Apreensão

Foram capturadas dez aves silvestres pelos agentes de meio ambiente. As aves são das espécies Papa-capim, Galo de Campina, Canário da Terra e Azulão. Os animais foram levados para o Centro de Reabilitação do CPRH. Os criadores realizaram a entrega voluntária dos animais no momento da abordagem e não receberam multas nem notificações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa