Chuvas causam tragédias, mas favorecem captação de água em barragens da RMR

Antônio Assis
0
Diário de Pernambuco

As chuvas dos últimos seis dias elevaram os níveis das barragens que abastecem a RMR. Um levantamento da Compesa mostrou que do dia 23 até ontem, os reservatórios de Duas Unas, Pirapama, Botafogo e Tapacurá tiveram crescimento no acúmulo de água. Por outro lado, os mananciais do interior apresentaram melhoria na capacidade. 

Mesmo com o acúmulo de água, o calendário de abastecimento da barragem de Botafogo - que tem a situação mais crítica da região e abastece Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima - não será alterado. Nos últimos seis dias, o reservatório aumentou o nível de 14,80% para 19,23%. Desde o segundo semestre de 2014, moradores das cidades abastecidas tiveram o racionamento ampliado na tentativa de preservar o reservatório.

O maior ganho, de acordo com a Compesa, foi na barragem de Duas Unas, que abastece o Recife, Jaboatão e Camaragibe. O reservatório foi de 46,75% para 76,10%. Pirapama registrou o segundo melhor resultado e verteu, atingindo 102,89%. Tapacurá teve acréscimo de 4,43 pontos percentuais e está com 45,02% da capacidade. 

“Estamos entrando no quinto ano de seca, com chuvas irregulares. Nos locais onde está precisando chover, não tem chovido. A barragem de Jucazinho, em Surubim, está com apenas 4,34% da sua capacidade”, pontuou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)