Mais de 500 vagas para pessoas com deficiência

JC Online

Pessoas com deficiência em busca de trabalho terão uma ajuda extra até o dia 24 deste mês. Reunindo cinco empresas e cerca de 500 vagas, o Projeto Oportunidades Especiais montou estande no Shopping Recife, com atendimento gratuito para orientar este público.
Esta é a primeira vez que o projeto aporta na capital pernambucana. Cinco grandes empresas têm vagas abertas em Pernambuco: Tim, eBrasil, Oi, Bunge e McDonald’s. Os locais de trabalho são Recife, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes e Ipojuca.
De acordo com a descrição que as empresas cadastraram no site do projeto, elas procuram pessoas com deficiência (física, intelectual, visual e auditiva) para cargos como vendedor, eletricista, assistente administrativo e atendente. 
Os salários não foram divulgados e “variam de acordo com cada empresa, formação e cargo a ser ocupado”, de acordo com informações do Oportunidades Especiais. No estande, os interessados podem fazer seus cadastros e deixar seus currículos. Contudo, o mesmo pode ser feito no site. 
O Projeto Oportunidades Especiais existe há cinco anos e desde 2009 já cadastrou mais de 10 mil pessoas. Atua hoje em nove cidades de diferentes Estados do País. 
LEI - Vale lembrar que a inclusão de pessoas com deficiência é obrigatória para empresas com 100 ou mais funcionários. A imposição é da Lei Federal 8.213/91, que determina cotas de 2% a 5% do total de contratados, variando de acordo com o porte da empresa. Aquelas com até 200 empregados, por exemplo, precisam ter, no mínimo, 2% com deficiência. Para as que têm de 1.001 em diante, esse percentual é de 5%. 
Segundo o IBGE, com dados do Censo 2010, 45 milhões de pessoas tem algum tipo de deficiência no Brasil – 24% do total da população. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa