Mais de 500 vagas para pessoas com deficiência
JC Online
O Projeto Oportunidades Especiais existe há cinco anos e desde 2009 já cadastrou mais de 10 mil pessoas. Atua hoje em nove cidades de diferentes Estados do País.
Pessoas com deficiência em busca de trabalho terão uma ajuda extra até o dia 24 deste mês. Reunindo cinco empresas e cerca de 500 vagas, o Projeto Oportunidades Especiais montou estande no Shopping Recife, com atendimento gratuito para orientar este público.
Esta é a primeira vez que o projeto aporta na capital pernambucana. Cinco grandes empresas têm vagas abertas em Pernambuco: Tim, eBrasil, Oi, Bunge e McDonald’s. Os locais de trabalho são Recife, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes e Ipojuca.
De acordo com a descrição que as empresas cadastraram no site do projeto, elas procuram pessoas com deficiência (física, intelectual, visual e auditiva) para cargos como vendedor, eletricista, assistente administrativo e atendente.
Os salários não foram divulgados e “variam de acordo com cada empresa, formação e cargo a ser ocupado”, de acordo com informações do Oportunidades Especiais. No estande, os interessados podem fazer seus cadastros e deixar seus currículos. Contudo, o mesmo pode ser feito no site.
O Projeto Oportunidades Especiais existe há cinco anos e desde 2009 já cadastrou mais de 10 mil pessoas. Atua hoje em nove cidades de diferentes Estados do País.
LEI - Vale lembrar que a inclusão de pessoas com deficiência é obrigatória para empresas com 100 ou mais funcionários. A imposição é da Lei Federal 8.213/91, que determina cotas de 2% a 5% do total de contratados, variando de acordo com o porte da empresa. Aquelas com até 200 empregados, por exemplo, precisam ter, no mínimo, 2% com deficiência. Para as que têm de 1.001 em diante, esse percentual é de 5%.
Segundo o IBGE, com dados do Censo 2010, 45 milhões de pessoas tem algum tipo de deficiência no Brasil – 24% do total da população.
Comentários
Postar um comentário