Projeto Via Parque Paratibe é lançado com objetivo de melhorar mobilidade em Paulista

Antônio Assis
0
Stella Soares
Folha-PE

Foi apresentado na manhã desta terça-fera (15), na sede da prefeitura do Paulista, o projeto denominado Via Parque Paratibe. O projeto que prevê a construção de duas pistas paralelas que vão ligar a BR-101, na altura de Paratibe, passando pelas PEs 15 e 22, até à PE-01, no Janga. O prefeito Júnior Matuto e seu vice, Jorge Carreiro, foram os responsáveis por apresentar os detalhes do empreendimento que contarão com viadutos, pontes, calçadas e ciclovias. As estradas terão 9,5 km de extensão cada uma, e vai beneficiar mais de 240 mil habitantes. O orçamento da obra gira em torno dos R$ 500 milhões.
A estimativa é de que com o funcionamento do novo traçado, os motoristas levem cerca de 10 minutos em média para realizar o trajeto. Cada uma das arteiras contará com três faixas de rolamento, sendo duas para carros e uma exclusiva para ônibus. Ao todo serão três seguimentos, sendo o primeiro envolvendo o trecho da BR-10 à PE-15, o equivalente a 3 km de extensão. O segundo segmento compreende as PEs 15 e 22, equivalendo 2,10 km de comprimento e, por último, o trecho situado entre as PEs 22 e 01, onde a distância é de 4,10 km.
A primeira ação para que o projeto se inicie, é a dragagem do rio Paratibe , que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Drenagem. Os recursos, que estão avaliados em R$ 30 milhões, já estão garantidos, e dos 13 quilômetros de leito do rio, nove vão ser limpos. Com a medida, haverá uma mecânica de macrodrenagem e renovação das espécies vegetais e animais do ecossistema.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)