Terça-feira (25.fev.2014)
Dilma e Temer – presidente volta de Bruxelas e deve retomar contatos com o vice-presidente Michel Temer sobre a reforma ministerial.
Blocão contra Dilma – líderes do PMDB e outras 8 legendas da coalizão dilmista que formaram um bloco para criar dificuldades ao governo no Congresso reúnem-se para discutir sua estratégia de atuação. O líder do governo na Câmara, deputado Vicentinho (PT-SP), tenta conter os ânimos do grupo.
Taxa Selic – Copom (Comitê de Política Monetária) reúne-se em Brasília para definir a nova a nova taxa de juros básica da economia. O encontro termina na 4ª feira (26.fev.2014). A Selic está hoje em 10,5% e a expectativa do mercado é de uma nova alta de 0,25 ponto percentual.
Tucanos e Plano Real – senador e pré-candidato do PSDB à Presidência da República Aécio Neves comanda sessão especial no Senado em homenagem aos 20 anos do Plano Real, com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, expoentes tucanos e economistas. Em sua campanha ao Planalto, Aécio pretende resgatar as realizações de FHC.
Lula e Castros – ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se em Cuba os irmãos Castro. Na pauta, a crise na Venezuela e seu impacto nos países da América Latina. Lula retorna ao Brasil na 5ª feira (27.fev.2014).
Deputado do castelo de volta – Edmar Moreira (PTB) (foto abaixo) assume a vaga de deputado por Minas Gerais aberta com a renúncia do tucano Eduardo Azeredo, denunciado pelo mensalão mineiro.
Dirceu presta depoimento – ex-ministro José Dirceu presta depoimento à Vara de Execuções Penais do DF, por videoconferência, na sindicância que investiga se ele usou um celular na penitenciária da Papuda. A suspeita interrompeu a análise do pedido do petista para trabalhar fora do presídio.
Dívida – Tesouro Nacional divulga resultados da dívida pública federal em janeiro.
Plataformas da Petrobras – Conselho de Administração da Petrobras discute a suspeita de que a companhia teria inaugurado plataformas inacabadas por pressão política para melhorar o saldo da balança comercial e dar satisfações ao mercado.
Trabalho para dependentes químicos – governo de SP anuncia parceria entre as secretarias da Justiça e do Trabalho para oferecer vagas de emprego na administração pública a dependentes químicos. O programa tenta fazer frente a ação semelhante adotada pelo petista Fernando Haddad na Cracolândia da capital paulista.
Conselhos reunidos – Brasília sedia o 3º Encontro Nacional de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social. Representantes dos 25 conselhos atuais (1 federal, 10 estaduais e 14 municipais) reúnem-se no Centro de Convenções Ulysses Guimarães para debater participação social e metodologias de diálogo.
Simuladores em autoescolas – Câmara pode analisar projeto que suspende os efeitos de resolução do Conselho Nacional de Trânsito que exige o uso de simuladores pelas autoescolas.
Pensão alimentícia – Câmara deve votar emenda ao projeto do novo Código do Processo Civil que mantém a prisão fechada para o devedor de pensão até o pagamento dos atrasados.
Rolezinhos – representantes do governo federal reúnem-se com empresários de shoppings em São Paulo para debater a segurança dos estabelecimentos.
Inflação na construção civil – FGV divulga o INCC e a Sondagem da Construção de fevereiro.