Iniciativa teve como objetivo identificar as expectativas e necessidades dos usuários dos sites do MPF
O Ministério Público Federal (MPF) finalizou a análise das respostas fornecidas pelos participantes de pesquisa que foi realizada, online, entre 9 e 20 de outubro do ano passado. A pesquisa gerou 209 respostas de pessoas de todas as regiões brasileiras e teve como objetivo identificar as expectativas e necessidades dos usuários dos sites do MPF.

De acordo com a pesquisa, os principais interesses dos cidadãos que acessam os sites do MPF dizem respeito à prestação de serviços e à divulgação de notícias institucionais. As áreas mais acessadas pelos usuários dos sites do MPF são: pesquisa processual, Ouvidoria do MPF, acesso a documentos institucionais, sessão de notícias e Portal da Transparência. Concursos, pesquisas escolares e acesso ao material disponibilizado no site da Turminha do MPF também estão entre os principais interesses.
Serviços – Dentre as expectativas apontadas pelas pessoas que responderam a pesquisa, foi identificado que o portal do MPF deve. Vinte e cinco por cento das respostas indicaram que os usuários não estão satisfeitos com os sites, enquanto a mesma proporção afirmou que os sites atendem às expectativas apenas no que já era esperado. As críticas mais frequentes foram a dificuldade de encontrar informações nos sites, a ausência da íntegra de documentos e a ineficiência dos sistemas de busca. Também foram feitas críticas quanto à falta de interatividade e à poluição visual. A porcentagem de pessoas que demonstraram uma visão positiva foi de 21%.
Baseado na pesquisa, o projeto pretende reforçar a necessidade de facilitar a navegação, padronizar as páginas, fortalecer a identidade visual do portal, além de levar informações e serviços relevantes à sociedade.
Fase atual – Após a consolidação dos dados da pesquisa, o projeto de construção do portal único do MPF entrou em uma nova etapa: o estudo de arquitetura da informação e projeto editorial, além da elaboração de termo de referência para contratação de serviços.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria Geral da República
(61) 3105-6404/6408
noticias@pgr.mpf.gov.br