O Brasil se preparou para evitar novas tragédias?

Antônio Assis
0



247 - As chuvas de janeiro de 2012 deixaram mais de 10,5 mil pessoas desalojadas nas regiões norte e nordeste do Rio de Janeiro. No ano anterior, a situação foi ainda pior: dados da Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro contaram mais de 900 morte em consequência das enchentes e deslizamentos provocados pela chuva na região serrana. Com a chegada de mais um janeiro, fica a questão: o Brasil se preparou para evitar novas tragédias?

Em agosto passado, o governo apresentou o Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, que prevê um investimento de R$ 18,8 bilhões até 2014 em ações de segurança às populações que vivem em áreas costumeiramente atingidas por desastres naturais. A ideia, anunciada então, era beneficiar os 821 municípios em todo o Brasil que corresponderam a 94% das mortes e 88% do total de desalojados e desabrigados nos últimos anos.

O plano pretende contemplar projetos de mapeamento, monitoramento e alerta, resposta e prevenção a desastres. Um mês depois, foram anunciados investimentos de cerca de R$ 1,1 bilhão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a reconstrução de áreas destruídas em decorrência das chuvas em Belo Horizonte, também gravemente atingida por enchentes no começo de 2011, e três cidades da região serrana do Rio de Janeiro (Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis).

As chuvas deste início de ano dirão se as medidas do governo vieram a tempo ou se os moradores de áreas atingidas por enchentes terão mais um desastroso início de ano antes de as melhorias surtirem efeito.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)