Prefeito de São João, no Agreste, é afastado

JC Online

O prefeito eleito de São João, no Agreste, Genaldi Zumba (PSD), foi afastado do cargo nessa quinta-feira, às 18h, em cumprimento à determinação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No último dia 10, a corte eleitoral cassou por 4 a 3 o mandato de Genaldi, a partir de ação movida pela coligação adversária liderada pelo PSB na eleição municipal de 2012.
Pesa sobre o prefeito, abuso de poder econômico e formação de caixa 2, uma vez que na prestação de contas da campanha só foi declarado o gasto de R$ 14 mil.
Quem assume a Prefeitura de São João é o presidente da Câmara Municipal, vereador Jamesson Guilherme (PR). O prefeito afastado, que nega as acusações, informou que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.
Quem moveu ação pedindo o afastamento imediato do prefeito eleito foi o candidato adversário pela situação, advogado Nelson Barbosa (PSB), sobrinho do ex-prefeito. “Está nos autos todas as provas de que houve compra de voto, abuso de poder e caixa 2”, disse.
Genaldi questiona a decisão do TRE, já que o embargo ainda não tinha sido julgado. “Recorremos em tempo hábil, no prazo. O normal seria o julgamento do embargo, que só ia acontecer próximo ano, já que o tribunal está de recesso. Mas antes disso, o presidente do TRE pediu o afastamento e nos pegou de surpresa. Na história do política desse país só houve um caso até hoje, no Maranhão”, criticou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa