Prefeito de São João, no Agreste, é afastado
JC Online
O prefeito eleito de São João, no Agreste, Genaldi Zumba (PSD), foi afastado do cargo nessa quinta-feira, às 18h, em cumprimento à determinação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No último dia 10, a corte eleitoral cassou por 4 a 3 o mandato de Genaldi, a partir de ação movida pela coligação adversária liderada pelo PSB na eleição municipal de 2012.
Pesa sobre o prefeito, abuso de poder econômico e formação de caixa 2, uma vez que na prestação de contas da campanha só foi declarado o gasto de R$ 14 mil.
Quem assume a Prefeitura de São João é o presidente da Câmara Municipal, vereador Jamesson Guilherme (PR). O prefeito afastado, que nega as acusações, informou que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.
Quem moveu ação pedindo o afastamento imediato do prefeito eleito foi o candidato adversário pela situação, advogado Nelson Barbosa (PSB), sobrinho do ex-prefeito. “Está nos autos todas as provas de que houve compra de voto, abuso de poder e caixa 2”, disse.
Genaldi questiona a decisão do TRE, já que o embargo ainda não tinha sido julgado. “Recorremos em tempo hábil, no prazo. O normal seria o julgamento do embargo, que só ia acontecer próximo ano, já que o tribunal está de recesso. Mas antes disso, o presidente do TRE pediu o afastamento e nos pegou de surpresa. Na história do política desse país só houve um caso até hoje, no Maranhão”, criticou.
Comentários
Postar um comentário