Tércio Amaral
Diário de Pernambuco
O deputado estadual e líder da oposição, Daniel Coelho (PSDB), vem dando sinais que deve assumir uma “posição independente” mesmo numa possível aliança de seu partido com o PSB do governador Eduardo Campos. Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco na manhã desta quinta-feira (3), o tucano criticou duramente a propaganda partidária do PSB, que colocou Pernambuco como um exemplo de educação para o país.
O parlamentar apresentou dados recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no qual Pernambuco ocupa o 16º lugar no ranking do ensino médio, 22º no ranking do ensino fundamental II e o 18º no ranking do ensino fundamental I. “É muita ousadia querer vender para o Brasil a educação de Pernambuco como algo a ser copiado. A oposição não tem nenhum problema em reconhecer que existem algumas escolas de qualidade, mas essas escolas de referência são exceção. Mas a educação de Pernambuco, do jeito que está atualmente, não pode ser considerada jamais uma referência para o resto do país”, afirmou.
O líder da oposição fez ainda uma comparação com outros estados e lembrou das visitas realizadas pela oposição em escolas estaduais de todas as regiões de Pernambuco. “Pernambuco precisa sair dos limites desse ufanismo e procurar entender porque outros estados do Nordeste, mais pobres, como o Ceará, possuem índices melhores que o nosso”, completou.
“É preciso haver um pouco de bom senso. Pegou mal para Pernambuco e para o PSB tentar vender essa história de que a educação é exemplar. Temos fiscalizado as escolas do Sertão ao Litoral e o que temos visto são grandes dificuldades de infraestrutura, professores mau remunerados e uma série de problemas”, finalizou.
Com informações da assessoria de imprensa do PSDB