Assembleia celebra aniversário do Movimento Armorial

Alepe

O Movimento Armorial, criado há 43 anos, recebeu, nesta terça (22 de outubro), homenagem da Assembleia. A Casa promoveu Reunião Solene para celebrar a data, por solicitação do deputado Sebastião Rufino, do PSB.

O movimento surgiu sob a inspiração e direção de Ariano Suassuna, com a colaboração de um grupo de artistas e escritores nordestinos, e o apoio da UFPE. A iniciativa foi criada com o objetivo de valorizar a cultura popular do Nordeste, visando desenvolver arte erudita a partir das raízes populares da cultura brasileira. 

A homenagem da Assembleia também se estendeu ao mentor do movimento. O escritor Ariano Suassuna, ao lado de Hermilo Borba Filho, fundou o Teatro do Estudante de Pernambuco e, posteriormente, o Teatro Popular do Nordeste. Em 1990 foi eleito para a cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras.

O deputado Zé Maurício, do PP, que presidiu a solenidade, destacou que a Casa Joaquim Nabuco presta homenagem ao grande intelectual nordestino, na passagem dos 43 anos do Movimento Armorial. Sebastião Rufino ressaltou que o movimento lançou vários artistas, como Antônio Nóbrega e Antúlio Madureira, que aprenderam uma nova forma de fazer arte. O deputado também enalteceu a figura de Ariano Suassuna que, mesmo sendo paraibano, se transformou num ícone de Pernambuco. 

João Urbano Suassuna recebeu uma placa comemorativa da Assembleia. O neto de Ariano agradeceu a homenagem do Legislativo e afirmou que o Movimento Armorial está intimamente ligado à vida e à obra do escritor, que são marcados por forte conotação política. 

Durante a solenidade, o professor da UFPE, Carlos Newton Júnior, que estuda o Movimento Armorial há mais de 20 anos, fez uma exposição sobre a iniciativa, e a violinista e rabequeira, Aglaia Costa, tocou músicas do Quarteto Romançal.(V.B.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa