MPV acompanha o trabalho para contenção do mar.

Antônio Assis
0

Acompanhados pelo secretário de meio-ambiente da cidade do Paulista, Fábio Barros e simpatizantes como Eugênia Batista do blog “Vem Pra Rua Nordeste”, juntamente com moradores do bairro de Pau Amarelo, o Movimento Paulista de Verdade (MPV), representado por Maurício Nascimento e Thiago Lira, através de contestações, esclarecem dúvidas sobre a obra que está sendo realizada pelo governo municipal para conter o avanço do mar.

Leia abaixo as principais contestações do Movimento esclarecidas por Fábio Barros:

MPV: 
Porque da escolha da técnica Bag Wall?
SECRETÁRIO:
É uma técnica utilizada em vários lugares no mundo, onde, além da contenção do avanço do mar, houve, com o passar do tempo, a recuperação também da área de praia. Mas o nosso objetivo é conter o avanço do mar para que não haja mais prejuízo aos moradores e comerciantes da nossa orla. 


MPV:
Há possibilidade da Bag Wall não dar certo na nossa cidade, visto que na praia de Icaraí, Caucaia-CE o mar destruiu 100 metros da contenção? 
SECRETÁRIO:
O que ouve na cidade do Ceará foi um conjunto de fenômenos naturais, como exemplo, a altura das ondas que atingiram um tamanho não visto há 30 anos e a grande quantidade de chuva. A construtora que executou a obra na cidade fez corretamente o serviço, mas a prefeitura deixou de fazer a macrodrenagem no local, que é feita junto a Bag Wall. No entanto, as ondas passaram a estrutura de contenção, que é normal, e juntou-se com a força da água da chuva. Resultando nas danificações vistas. E a obra que esta sendo feita em Paulista, tem medidas maiores que as necessárias, e está sendo feita em curva para acompanhar a linha de praia. Lembrando que o objetivo é conter o avanço do mar - Reafirmou Fábio Barros. 
MPV:
Qual foi a base de cálculo para que a obra em Paulista viesse ser realizada por um pouco mais de R$ 14.000.000,00 (quatorze milhões de reais)? 
SECRETÁRIO:
Tiramos como base os gastos com obras realizadas em outras cidades, na qual visitamos. E o estudo dos pontos mais críticos da nossa orla, que somado tem o total de 9Km. 
MPV:
Como será o acompanhamento dos resultados da obra?
SECRETÁRIO:
A nossa cidade está fazendo gerenciamento costeiro no estado e, estamos contratando até o final do ano o GEO REFERENCIAMENTO DA COSTA onde saberemos se o mar está avançando ou não. Será feito por leitura laser que ficará em locais privados e apontando 24hrs para linha de praia, além do sistema barato, poderemos ver a pro gradação ou erosão.
MPV:
Como será a recuperação dos trechos danificados no calçadão do Janga?
SECRETÁRIO:
Só nas entradas e retilíneos e não curvo porque ali teremos que esperar a engorda natural, não podemos mexer em um projeto anterior. 
MPV:
Qual a possibilidade de estarmos prejudicando Goiânia e outras praias com a Bag Wall ?
SECRETÁRIO:
Este tipo de obra não! – Afirma Fábio Barros - Porque ela é dissipadora e não distribui para os lados. O teste vai ser em um ano que teremos estudos para saber do prejuízo lateral. Se não existir, esta obra poderá ser uma das obras mais usadas no estado, pois, este é o interesse de não gerar prejuízos e destruir, por exemplo, a coroa do avião. Temos que ter cuidado, estarei trazendo um professor de Portugal, para realizar debates e plenárias. Em primeira mão para vocês do MPV, estarei trazendo agora em outubro o professor Alverinho Dias, o maior especialista em erosão costeira, para fazer um seminário sobre a obra. Será aberta, mas infelizmente não caberá muita gente, pois, não temos um local com essa estrutura até porque outras pessoas do Brasil tem interesse em vir, mas, vocês ficarão sabendo e serão convidados – Finalizou o secretário.



Ajude ao Movimento Paulista de Verdade (MPV) a continuar fiscalizando e acompanhando as ações da nossa cidade.

Conheça mais sobre erosão costeira:

Obrigado por curtir a nossa Fan Page!

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)