O prefeito Junior Matuto e o ministro Fernando Bezerra Coelho vistoriaram, neste sábado (15), obras de drenagem e revestimento dos canais que cortam o município

Antônio Assis
0
O Ministério da Integração Nacional liberou R$ 14,3 milhões para o projeto de contenção do avanço do mar da Praia de Pau Amarelo, em Paulista (PE). Na manhã deste sábado (15), o ministro Fernando Bezerra Coelho,acompanhado do prefeito Junior Matuto e de técnicos, visitou as obras de drenagem e revestimento dos canais nos bairros de Maranguape II e de Conceição. A passagem por Paulista incluiu a observação da praia em frente ao Forte de Pau Amarelo, um dos pontos onde a erosão causada pelo avanço do mar encontra-se em estado crítico. No local, será executado o projeto de recuperação da área degredada.
Diferentemente da ação nas praias em Jaboatão dos Guararapes, que optou pela engorda da faixa de praia, a Prefeitura de Paulista deverá optar pela técnica conhecida por bagwall, que consiste em levantar paredes com sacos de cimento para conter as pancadas das ondas.

A técnica que pretendemos usar aqui em Paulista também surtiu o efeito esperado nas praias de Japaratinga – AL, construída há mais de nove anos; Ponta Verde, em Maceió – AL, erguida há cerca de oito anos, e em Icaraí, na cidade de Caucaia – CE, pronta desde 2011. Nesses locais, alguns fatores já foram analisados e aprovados pela prefeitura, como o baixo custo para a sua execução, a durabilidade do serviço, a inexistência de gastos com manutenção e os impactos ambientais negativos que foram descartados”, destacou o prefeito Junior Matuto.
Segundo o ministro Fernando Bezerra Coelho, os investimentos realizados pelo Ministério da Integração Nacional para a recuperação das praias pernambucanas não servem apenas para salvar a orla: “Estes investimentos têm mais uma finalidade: agregar outros valores ao desenvolvimento dos municípios. Salvamos a orla, embelezamos as praias e geramos um maior incentivo ao turismo”, concluiu o ministro.
Além destes recursos liberados pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, Paulista também recebeu R$ 16 milhões  do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC/Drenagem para drenagem e revestimento dos canais da Avenida F, em Maranguape II, cuja obra já começou, o do Araxá, em Conceição, das Tintas, no Centro,  e o desassoreamento do Rio Limoeiro, no Janga.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)