Marília Neves, especial para o FolhaPE, com informações de Ivson Menezes, da Folha de Pernambuco
Os trabalhadores do metrô do Recife devem paralisar as atividades a partir da 0h da próxima sexta-feira (14). A decisão pela greve foi tomada por unanimidade da categoria durante assembleia realizada nesta segunda-feira (10), na Estação Recife, no Centro da Cidade.
Existe a possibilidade, entretanto, de a greve não começar. Tudo depende da próxima rodada de negociações junto à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), agendada para esta terça-feira (11). De acordo com os funcionários, que exigem um reajuste de 10% no valor do salário, a empresa mostra não querer negociar ao delimitar uma contraproposta de 2,2% de aumento.
Para os metroviários, o mínimo exigido para iniciar um diálogo com a patronal é a marca dos 6,5% de ampliação salarial, número determinado a partir de cálculos sob o índice da inflação. Em função disso, uma nova assembleia geral já foi previamente agendada para esta quinta-feira (13), no mesmo local, onde o movimento paredista deve avaliar como foi a receptividade da empresa em relação às reivindicações. A partir de então é que será confirmado, ou não, a paralisação dos serviços na sexta.