Imip inaugura Centro de Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama


Do JC Online

Um dia após o início do cumprimento da lei que determina que pacientes com câncer deverão iniciar o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até 60 dias após o registro da doença no prontuário médico, o Instituto de Medicina Integrada Professor Fernandes Figueira (Imip) abre nesta sexta-feira (24) seu Centro de Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama.  O novo espaço, que não funcionará no Imip, mas em uma casa na Ilha do Leite, será inaugurado às 9h e vai permitir que o hospital triplique seu número de mamografias realizadas por mês.
Instituto Avon. O investimento é de R$ 2,6 milhões na reforma do espaço e compra de novos equipamentos. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, e a embaixadora da campanha contra o câncer de mama do Instituto, Luíza Brunet estarão presentes na inauguração desta manhã.
Com 500 m², o novo espaço passa a funcionar em uma casa na Rua Francisco Alves, na Ilha do Leite. “Através desse novo serviço, o Imip pretende reduzir em 30% o índice de mortalidade por câncer de mama das pacientes atendidas pelo serviço”, disse o diretor-executivo do Instituto Avon, Lírio Cipriani.

A partir desta sexta, o hospital poderá realizar 3.750 mamografias mensalmente e receber 40 pacientes diariamente para triagem. Com a nova ala, a instituição espera reduzir pela metade o tempo de espera para a confirmação diagnóstica e o início do tratamento.Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que 53 mil novos casos ainda são diagnosticados todo ano.

Pernambuco tem uma taxa de 46,88 casos para cada 100 mil habitantes – ou 2.190 casos por ano. Dentre os novos equipamentos, estão mamógrafos mais modernos como o de comando simples (para o exame preventivo e diagnóstico precoce do câncer de mama) e outro com estereotaxia – técnica que identifica a posição exata do tumor para a realização de biópsia e/ou retirada dele de forma precisa em 3D.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa