Prefeitos discutem ações do Pacto Metropolitano

Antônio Assis
0

Élida Maria
Leia 

Treze prefeitos da Região Metropolitana do Recife e de Goiana se reuniram na manhã desta quinta-feira (14), na Arena Pernambuco em São Lourenço da Mata, para debater ações e projetos do Pacto Metropolitano. Na ocasião, foi assinado o termo de adesão do Projeto de Lei Municipal para constituição do Consórcio Público Metropolitano de Resíduos Sólidos, discutidos roteiros turísticos para as Copas das Confederações e do Mundo, entre outros temas.

De acordo com o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), o encontro une forças e encaminham objetivos em comum aos gestores. “Acho que o Pacto Metropolitano vai ganhando cada vez mais forças porque são encaminhamentos objetivos que a gente vai  tirando com a participação dos prefeitos. Fizemos uma em dezembro, fizemos essa em março e a próxima será em junho”, comentou o socialista.

Geraldo Julio também frisou os principais pontos discutidos na reunião, entre os quais: a adesão ao Plano Metropolitano elaborado pelo governo do Estado que trabalhará com as questões dos resíduos sólidos; Copa das Confederações e do Mundo, que ficou acertado que os prefeitos deverão realizar exibições públicas nas cidades que do irão ter Arena. Além disso, os gestores debateram o Plano Integrado de ocupação do solo em torno do Arco Metropolitano.

“Este último assunto é uma obra que vai será realizada pelo governo do Estado e vai ter impacto em toda a Região Metropolitana, principalmente em sete municípios por onde ele cortará os territórios”, explicou o prefeito.

A próxima reunião entre os gestores da Região Metropolitana do Recife ocorrerá no dia 05 de junho. Até lá, os secretários que representam cada município estarão dialogando e fazendo encontros para debaterem propostas e ações. 

Sem cobertura – A entrevista coletiva cedida pelos prefeitos após a reunião na Arena Pernambuco, por pouco, não aconteceu. Apesar de ser divulgado pela assessoria do prefeito Geraldo Julio que haveria a coletiva após o encontro, a Odebrecht, empresa responsável pela obra da Arena impediu o acesso da imprensa por quase uma hora.

Até a entrada dos carros (todos identificados) não foi permitida. Quando os repórteres e fotógrafos estavam decidindo ir embora foi liberado o acesso ao local, fato curioso e intrigante.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)