Em vídeo, Marina Silva convida simpatizantes para o ato de lançamento do seu novo partido
Marina Silva levou um vídeo à internet na tarde desta Quarta-Feira de Cinzas. Na peça, ela convida os simpatizantes para o ato de lançamento do seu novo partido. A coisa acontecerá em Brasília, neste sábado (16). Será transmitida ao vivo em página já inaugurada na web.
Sabe-se que Marina corre contra o tempo para erguer a nova legenda em tempo de participar da sucessão presidencial de outubro do ano que vem. Pela lei, só podem lançar candidatos partidos registrados até um ano antes da eleição. Entre as exigências legais está a obtenção de cerca de 500 mil assinaturas de apoiadores em pelo menos nove Estados.
Bem ao seu estilo, Marina não fala em candidatura no vídeo. Tampouco utiliza o vocábulo “partido”. Ela diz que o mundo atravessa “uma crise civilizatória” difícil de ser combatida. Acrescenta que, desde a eleição presidencial de 2010, “um grupo de pessoas no Brasil inteiro” vem discutindo formas de enfrentar a tal crise.
Daí surgiu o movimento que agora desagua na nova legenda. Marina faz um exercício retórico para evitar a expressão “partido político”. O que se deseja, diz ela, é “criar uma ferramenta nova para participação do processo político, que seja capaz de integrar o esforço que vem sendo feito ao longo de muitas décadas em busca da sustentabilidade no espaço da política institucional.”
Ex-ministra de Lula e ex-senadora, Marina deixou o PT em 2009. Disputou a Presidência em 2010 filiada ao PV. Com quase 20 milhões de votos, arrancou das urnas uma notável terceira colocação. No ano seguinte, desfiliou-se do PV. Desde então faz política desvinculada de partidos.
Josias de Souza
Comentários
Postar um comentário