PMDB Terá Duas Secretarias na Gestão de Geraldo Julio


Na reta final das articulações para compor o secretariado, o prefeito eleito do Recife, Geraldo Julio (PSB), deverá contemplar com cargos do primeiro escalão partidos como o PMDB, PTB, PCdoB, PSB e PDT. Nas conversas com os dirigentes partidários, Geraldo tem definido o perfil e apontado a área na qual pretende contar com o apoio dos aliados. A intenção do socialista é montar um “time forte”, mesclando juventude e experiência.

Nos bastidores, comenta-se que o PMDB, que desistiu de lançar candidato próprio para aderir à coligação de Geraldo Julio, será contemplado com duas secretarias. Um dos nomes tem forte ligação com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) e outro é mais próximo ao deputado federal Raul Henry (PMDB). Já o PCdoB ainda avalia o espaço oferecido pelo prefeito eleito, mas deverá acumular uma secretaria e o cargo de vice. O vice-prefeito eleito Luciano Siqueira (PCdoB) é cotado para assumir a pasta.

Também farão parte do governo socialista técnicos com atuação aprovada no serviço público, a exemplo do ex-deputado estadual João Braga, um dos nomes especulados para compor a equipe de Geraldo. Já as escolhas feitas no setor privado estão sendo tratadas como “verdadeiras grifes” pelos socialistas.
O presidente estadual do PTB, senador Armando Monteiro Neto, confirmou ter recebido de Geraldo Julio o pedido de indicação para compor o secretariado. “Estamos analisando a proposta. A minha intenção é de responder até quinta-feira (amanhã). Estamos dispostos a colaborar”, garantiu o petebista. 

Repercussão

Os ajustes finais do secretariado de Geraldo Julio também deverão repercutir no governo do estado. É possível que o governador Eduardo Campos (PSB) libere alguns auxiliares da área técnica para atuar na prefeitura. Eduardo deve aproveitar também o momento para promover mudanças no seu secretariado, a partir da saída do secretário de Educação, Anderson Gomes. O substituto mais provável é o secretário da Fazenda, Paulo Câmara. Mas existe a possibilidade dele optar pelo titular de Administração, Ricardo Dantas. Amanhã à tarde, o governador cumpre agenda em Exu, no Sertão. Ele deve anunciar as mudanças antes da viagem.

Rosália Rangel
Diário de Pernambuco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa