PMDB Terá Duas Secretarias na Gestão de Geraldo Julio
Na reta final das articulações para compor o secretariado, o prefeito eleito do Recife, Geraldo Julio (PSB), deverá contemplar com cargos do primeiro escalão partidos como o PMDB, PTB, PCdoB, PSB e PDT. Nas conversas com os dirigentes partidários, Geraldo tem definido o perfil e apontado a área na qual pretende contar com o apoio dos aliados. A intenção do socialista é montar um “time forte”, mesclando juventude e experiência.
Nos bastidores, comenta-se que o PMDB, que desistiu de lançar candidato próprio para aderir à coligação de Geraldo Julio, será contemplado com duas secretarias. Um dos nomes tem forte ligação com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) e outro é mais próximo ao deputado federal Raul Henry (PMDB). Já o PCdoB ainda avalia o espaço oferecido pelo prefeito eleito, mas deverá acumular uma secretaria e o cargo de vice. O vice-prefeito eleito Luciano Siqueira (PCdoB) é cotado para assumir a pasta.
Também farão parte do governo socialista técnicos com atuação aprovada no serviço público, a exemplo do ex-deputado estadual João Braga, um dos nomes especulados para compor a equipe de Geraldo. Já as escolhas feitas no setor privado estão sendo tratadas como “verdadeiras grifes” pelos socialistas.
O presidente estadual do PTB, senador Armando Monteiro Neto, confirmou ter recebido de Geraldo Julio o pedido de indicação para compor o secretariado. “Estamos analisando a proposta. A minha intenção é de responder até quinta-feira (amanhã). Estamos dispostos a colaborar”, garantiu o petebista.
Repercussão
Os ajustes finais do secretariado de Geraldo Julio também deverão repercutir no governo do estado. É possível que o governador Eduardo Campos (PSB) libere alguns auxiliares da área técnica para atuar na prefeitura. Eduardo deve aproveitar também o momento para promover mudanças no seu secretariado, a partir da saída do secretário de Educação, Anderson Gomes. O substituto mais provável é o secretário da Fazenda, Paulo Câmara. Mas existe a possibilidade dele optar pelo titular de Administração, Ricardo Dantas. Amanhã à tarde, o governador cumpre agenda em Exu, no Sertão. Ele deve anunciar as mudanças antes da viagem.
Rosália Rangel
Diário de Pernambuco

Comentários
Postar um comentário