HADDAD DEFINE TIME E O QUE FARÁ EM 100 DIAS


Marco Damiani _247 – Vai começar. A duas semanas de tomar posse na maior cidade do País, o prefeito eleito Fernando Haddad já sabe quais são as prioridades para os cem primeiros dias de gestão. De acordo com apuração de 247, uma de suas mais populares promessas de campanha será cumprida logo de cara: o fim da inspeção veicular. Outra proposta, a de zerar o déficit de vagas em creches na cidade de São Paulo, começará a ser encaminhada. Haddad pretende identificar, logo nos primeiros dias, quase duas centenas de terrenos onde será possível construir creches. A ideia, no entanto, de fazer os equipamentos dentro ou perto de estações de metro, lançada pelo concorrente do PSDB, José Serra, e encampada pelo petista, perdeu força. Prevalece dentro da equipe do prefeito eleito a visão de que é melhor ter creches nos bairros, próximas as casas das mães, do que nos pontos de intersecção entre a moradia e o trabalho. A terceira medida é o lançamento do bilhete único mensal para os transportes coletivos. Muitos acreditam que essa proposta foi fundamental para o desempenho de Haddad na campanha – e ele não quer perder o embalo.

ÔNIBUS MAIS CARO - Junto às boas notícias, porém, o ex-ministro da Educação já decidiu que irá adotar ao menos uma medida que tem tudo para ser impopular: um reajuste que pode ser superior a 10% no preço das passagens de ônibus. As concessões municipais às companhias terão de ser renovadas, em sua maioria, no mês de julho. Haddad quer antecipar essas negociações e os técnicos de sua equipe estão mergulhados em contas para, matematicamente, justificarem o reajuste.
RADIOGRAFIA NOS CONTRATOS - Poderá haver surpresas na área dos contratos entre a Prefeitura e seus milhares de fornecedores. "É bom começar uma vida nova com tudo arrumado", disse o prefeito, em entrevista coletiva, sobre questão específica de 247. "Cada secretário está orientado a averiguar os contratos em andamento em suas pastas. A fazer uma radiografia. Mas não há nenhum caso exemplar a ser citado", procurou tranquilizar. Em 2004, ao assumir a prefeitura das mãos da antecessora Marta Suplicy, o eleito Serra estabeleceu uma moratória em todos os contratos municipais, para análise. Haddad prometeu não seguir pelo mesmo caminho, para desenvolver uma relação mais respeitosa com o atual titular Kassab. Porém, a depender do que for encontrado, revisões e rompimentos podem ocorrer.
SECRETARIADO (QUASE) COMPLETO – Com a indicação do economista Roberto Porto para a secretaria de Segurança Urbana, do deputado estadual petista Simão Pedro para Serviços, do engenheiro José Floriano Marques para Habitação e de Osvaldo Spuri, hoje coordenador técnico do Dersa, órgão do setor de transportes do governo estadual, para a Infraestrutura Urbana e Obras, Haddad completou um secretariado com 26 nomes. O futuro chefe da Controlodoria Geral do Município, a ser criada, será o 27º executivo municipal com status de secretário. "Prefiro, antes, manter entendimento com o Tribunal de Contas do Município para, depois, apontar um nome. A convivência entre os dois órgãos terá de ser harmônica".
Com o vereador José Américo como seu favorito para presidir a Câmara Municipal, o prefeito eleito vai adotando um discurso extremamente cuidadoso em relação aos partidos políticos. "Quero estar bem com a situação e a oposição", chegou a dizer ele, na coletiva desta sexta-feira 14. "Propostas da oposição, quando boas do nosso ponto de vista,  poderão ser assumidas pela administração", completou. Ele também não reclama das condições em que vai encontrando o caixa municipal após oito anos da gestão Serra-Kassab. "O dinheiro que está lá (no caixa) está publicado no Diário Oficial. São Paulo está enquadrada na Lei de Responsabilidade Fiscal. Há verba já empenhada e outra verba com destinação específica".
- Isso quer dizer, prefeito, que não há dinheiro sobrando?
- É, é isso, respondeu Haddad com seu  melhor estilo paz e amor. A ver, a partir da posse no dia 1º de janeiro e todas as chuvas previstas para o verão, por quanto tempo essa tranquilidade vai durar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa