Gregório Bezerra - No Túnel do Tempo


Gregório Lourenço Bezerra nasceu no município pernambucano de Panelas no dia 13 de março de 1900. Com quatro anos de idade começou a trabalhar na lavoura de cana-de-açúcar para ajudar a família. Perdeu os pais antes de completar nove anos e, por isso, decidiu migrar para o Recife, ficando sob os cuidados de uma família de fazendeiros.

Na capital pernambucana, Gregório trabalhou como carregador de bagagens na estação central, jornaleiro (período em que começou a se interessar pela política) e ajudante de obras. Envolvido com movimentos sociais, foi preso em 1917 enquanto participava de uma manifestação em apoio à Revolução Bolchevique. Ficou detido por cinco anos na antiga Casa de Detenção do Recife, onde conheceu o cangaceiro Antônio Silvino, de quem se tornou amigo. Ao sair da prisão, em 1922, decidiu ingressar na carreira militar alistando-se no Exército Brasileiro.

Liderou, em 1935, o levante militar promovido pela Aliança Nacional Libertadora (ALN), também conhecido como “Intentona Comunista”. Foi condenado a 28 anos de prisão pela morte do tenente José Sampaio Xavier e por ter ferido o tenente Aguinaldo Oliveira de Almeida na tentativa de roubar o armamento do CPOR/Recife. Com o fim do Estado Novo, foi anistiado e elegeu-se constituinte (depois deputado federal) na legenda do PCB, detendo a maior votação da categoria em Pernambuco.

Foi preso imediatamente após o golpe militar de 1964 enquanto tentava organizar a resistência armada dos camponeses ao golpe em apoio ao Governo Federal de João Goulart e Estadual de Miguel Arraes. Foi libertado em 1969 juntamente com outros 14 presos políticos em troca da devolução do embaixador estadunidense no Brasil, Charles Burke Elbrick.

Pouco antes de morrer, Gregório declarou: “Gostaria de ser lembrado como o homem que foi amigo das crianças, dos pobres e excluídos; amado e respeitado pelo povo, pelas massas exploradas e sofridas; odiado e temido pelos capitalistas, sendo considerado o inimigo número um das ditaduras fascistas”.

Magno Martins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa