7 Nov (Reuters) - O Brasil permaneceu fora dos 10 primeiros colocados do ranking mundial da Fifa nesta quarta-feira apesar de ter vencido os dois amistosos disputados no mês passado, marcando 10 gols.
O Brasil, que vai enfrentar a Colômbia na semana que vem, derrotou o Iraque por 6 x 0 e o Japão por 4 x 0, mas ainda assim ganhou apenas uma posição na lista mensal, passando de 14o para 13o.
A seleção brasileira, que venceu a maioria de seus jogos este ano, despencou para as piores posições da história no ranking porque não disputa as eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Os amistosos têm peso menor no ranking do que as partidas oficiais.
O time do técnico Mano Menezes jogou 19 partidas desde a Copa América do ano passado, com 15 vitórias.
A queda de rendimento do Uruguai, atual campeão sul-americano, custou ao país um lugar entre os 10 primeiros, caindo de 7o para 11o.
Os uruguaios perderam por 3 x 0 para a rival Argentina pelas eliminatórias da América do Sul e também perderam por 4 x 1 na altitude da capital boliviana, La Paz, para o time da casa.
As vitórias da Argentina sobre Uruguai e Chile ajudaram a equipe a subir para a 3a posição, trocando de posição com Portugal, que agora está em 4o.
Os dois primeiros colocados permaneceram inalterados, com a campeã mundial e europeia, Espanha, à frente da Alemanha.
A Hungria saltou 19 lugares, para 30o, ajudada por vitórias sobre Estônia e Turquia nas eliminatórias europeias para a Copa do 2014.
Veja os 10 primeiros colocados do ranking (entre parênteses posição anterior)
1. (1) Espanha
2. (2) Alemanha
3. (4) Argentina
4. (3) Portugal
5. (8) Itália
6. (5) Inglaterra
7. (6) Holanda
8. (9) Colômbia
9. (12) Rússia
10. (11) Croácia
(Por Brian Homewood, em Milão)