Virtuosi Abre Espaço Para a Produção Contemporânea da Música Clássica

1dc2a4ec979ac7d34958849127484006.jpg
O violinista suíço Egidius Streiff é atração da noite de abertura
Foto: divulgação

Do NE10
A produção contemporânea da música clássica é o que move o Virtuosi Século XXI, festival que na sua estreia ocupa o Caixa Cultural, no Bairro do Recife, desta terça (9) à quinta-feira. Serão três dias de valorização e estímulo à produção, divulgação e registro da música expressa em uma linguagem contemporânea, com destaque para os compositores nordestinos.

Além dos concertos no turno da noite, haverá encontros entre compositores e comunidade e oficina de composição. Todas as ações têm acesso gratuito - as inscrições para as aulas devem ser feitas no site do Virtuosi.

Com direção artística de Rafael Garcia e curadoria do compositor paraibano Eli-Eri Moura, o evento receberá nomes de destaque para as palestras, como o compositor francês Tristan Murail, um dos maiores nomes da música contemporânea no cenário internacional. O quinteto sueco Gotlands Blasarkvintett fará masterclasses e o violinista suíço Egidius Streiff, workshop sobre interpretação da música contemporânea para violino.

Ambos se apresentarão no Caixa Cultural, também com entrada franca. Entre os convidados para os concertos, também estão o Grupo Sonantis da UFPB e a Orquestra do Festival, sob a direção do Maestro Rafael Garcia. A orquestra apresentará 4’33” (quarto minutos trinta e três segundos), obra do compositor americano John Cage, homenageado do festival pelo seu centenário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa