Uma Canção Chamada Asa Branca


Daniel Brazil
Revista Música Brasileira

A asa-branca é uma espécie de pomba silvestre, comum em todo o Brasil. Ave migratória, voa para o Sudeste para se acasalar e reproduzir. É também conhecida como pombão, pomba legítima ou pomba-trocaz. No Nordeste, não é raro assistir a passagem dos bandos de asa-branca sobre a caatinga ressecada.Essa imagem é marcante para muitos nordestinos, de várias gerações. Nenhum, porém, soube traduzir o vôo da asa-branca tão bem quanto o cearense Humberto Teixeira e o pernambucano Luiz Gonzaga.
Diz a lenda que a canção foi composta em apenas um dia, um certo 3 de março de 1947. Gonzagão caprichou na introdução instrumental, que se tornou famosa, e fez multidões entoarem com ele os versos famosos:
Quando oiei a terra ardendo
Quar fogueira de São João...Mestre Lua sabia que baile nordestino é pra dançar, não pra chorar. E lascava um baião arretado, que fazia todo casal se agarrar no salão. O tema do retirante que abandona suas terras em busca de trabalho e promete voltar quando a chuva cair é um retrato da vida sofrida do sertanejo. Mas na hora da festa, era só arrastar a alpercata e levantar a poeira, que o Rei do Baião não brincava em serviço.

Continue lendo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa